Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Livro em áudio e leitura tradicional, é possível equiparar-se os hábitos?

A tecnologia tem vindo a alterar inúmeros hábitos, a nível de lazer e educacional também. Que implicações trazem tais alterações?

Livro em áudio e leitura tradicional, é possível equiparar-se os hábitos?
Notícias ao Minuto

07:00 - 10/09/18 por Noticias ao Minuto

Lifestyle Hábitos

Diz a Forbes que 37% da população a nível mundial admite optar por livros em áudio, por ser uma forma mais prática que permite acompanhar a literatura ao mesmo tempo em que pratica outras atividades como treinar ou passear o cão.

É o avanço da tecnologia a substituir as formas mais tradicionais com o intuito de facilitar ou evitar a ‘perda de tempo’. Mas numa altura em se vive em constante agitação e todo o tempo parece ser pouco para o que se pretende fazer, que repercussões surgem a nível da saúde?

Se se apontar aspetos como enriquecimento intelectual, satisfação emocional e entretenimento, então sim, pode-se dizer que a alternativa é igualmente benéfica. Contudo, vale a pena esclarecer que, com um livro em áudio, mais facilmente o indivíduo se distrai com outras coisas e mais dificilmente retém a informação, principalmente se os livros em questão forem de temas mais densos.

Embora existam ainda poucos estudos sobre o tema, especialistas apontam que ler e escrever são atividades bastante semelhantes em termos de vantagem para as capacidades cognitivas do ser humano, já ouvir, não se equipara a tais atividades.

A forma como cada indivíduo interpreta e retém a informação retida, seja lida ou ouvida, dependerá da sua capacidade de concentração e foco. Quando tais níveis são elevados, será mais fácil equiparar os dois tipos de livros.

Por outro lado, quem tem dificuldades de concentração, sentirá mais dificuldade com livros áudio, pois a tendência para realizar outras tarefas será, obviamente, maior.

Ainda assim, muitos são os especialistas que defendem que tais são atividades incomparáveis. “ouvir um podcast é bom, mas não pode ser comparado ao prazer de ler um livro”, lê-se na Forbes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório