Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Se pensa deixar de tomar a pílula, esclareça-se primeiro

Quer esteja a pensar aderir a este método de contraceção ou, por alguma razão, a fazer uma pausa na sua toma, estas são provavelmente as dúvidas que mais lhe passam pela cabeça.

Se pensa deixar de tomar a pílula, esclareça-se primeiro
Notícias ao Minuto

19:30 - 07/09/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Contraceção

Vou engordar? A minha menstruação ficará desregulada? Ficarei mais ou menos fértil? Estas são apenas três das muitas dúvidas que são comuns ao sexo feminino quando o tema em questão é a pílula contracetiva.

Reunidas as mais frequentes, é o ginecologista Mitra quem as esclarece, com o intuito de acalmar muitas mulheres que se sentem completamente perdidas sobre o tema.

A quem toma a pílula há algum tempo, pensar em parar a sua toma por uns momentos é uma opção ponderara por muitas que querem deixar de tomar ‘demasiadas hormonas’, não estão numa relação e por isso não querem continuar com tal método contracetivo ou, a mais óbvia, querem engravidar.

Neste último caso, a dúvida sobre o estado da sua fertilidade será certamente a primeira a que o ginecologista esclarece que não, a fertilidade não diminui com a toma prolongada da pílula. Ainda assim, não há estudos suficientes que confirmem a não influencia da pílula nos casos de mulheres que já tenham problemas de fertilização.

Em todo o caso, e para um organismo saudável cuja conceção seja facilitada, aconselha-se um estilo de vida saudável e que “não se pense demasiado no assunto”, ou seja, “aprecie o sexo regular e não se foque tanto na questão de fazer um bebé”, aconselha o especialista.

Ainda que a fertilidade não seja influenciada pela pílula, após quanto tempo o corpo está totalmente livre de tais hormonas?

Esta é outra questão comummente levantada e a que normalmente se aponta o período de três meses como resposta, mas o ginecologista Mitra esclarece: se há o risco de engravidar caso se esqueça de tomar a pílula por um ou dois dias, então facilmente perceberá que, assim que interrompe a sua toma, começa a ovular quase de imediato. Tal aspeto leva a um alerta: caso deixe de tomar a pílula mas não o faça com o intuito de engravidar, deve optar de imediato por outro método de contraceção.

Ainda assim, o corpo vai se alterando à medida que se prolonga o período sem a toma da pílula. Neste sentido, o especialista aponta quatro fases desde o momento em que elimina o referido método contracetivo da sua rotina: uma semana, um mês, três meses e um ano.

Após uma semana: É normal que sinta um corrimento muito mais forte que o que anteriormente contava. Além disso, não conte que a menstruação lhe veja exatamente no dia esperado, tal como acontecia quando tomava a pílula.

Após um mês: 30 dias sem tomar a pílula sim, já se fazem sentir mais no corpo, nomeadamente aspetos que lhe eram controlados a nível hormonal com a toma da pílula como o facto de a vagina se tornar menos seca ou ‘sofrer’ menos com retenção de líquidos. O lado menos bom é que poderá voltar a sentir mais dores aquando da menstruação, por isso pondere tomar algum analgésico.

Após três meses: Pode experienciar mudanças de humor, referem especialistas, o que é bastante relativo: enquanto algumas podem se sentir mais depressivas, outras podem encontrar maior apetite sexual. No caso de se sentir mais triste e desmotivada, considere ver um médico apenas se tal humor persistir por demasiado tempo.

Após um ano: Este é o período após o qual os ginecologistas apontam com maior certeza de que o seu corpo voltou totalmente ao normal. Se não for o caso (dores extremas, menstruação desregular ou atitude depressiva, deve mesmo ser vista por um especialista).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório