Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Shigella: Conheça os sintomas e tratamentos contra esta bactéria fatal

A bactéria em questão afeta os intestinos e sistema digestivo. O maior perigo está no facto de a infeção ser altamente contagioso.

Shigella: Conheça os sintomas e tratamentos contra esta bactéria fatal
Notícias ao Minuto

19:15 - 04/09/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Infeção

Foi no final de agosto que um hotel no Egito teve de ser evacuado após a morte de um casal do Reino Unido, conta o Independent.

Embora a causa da morte ainda não tenha sido oficializada, pelo elevado número de hóspedes afetados com shigelose, infeção causada pela bactéria shigella, as autoridades responsáveis pelo caso apontam esta como a possível causa de morte do referido casal.

A bactéria em questão afeta principalmente os intestinos e sistema digestivo e tem como sintomas a desidratação extrema, diarreia e outros aspetos que são, por si só, bastante perigosos para a saúde humana, que podem surgir quase de imediato (entre 24 e 48 horas, após o contágio com a referida bactéria).

Um dos principais aspetos que faz desta uma bactéria que carece de grande precaução é o facto de se transmitir muito rapidamente através de contato direto com alguém infetado, mesmo em casos em que os sintomas não são demasiado evidentes.

Mas o que é, afinal, a shigella?

É um tipo de bactéria que se ‘espalha’ através da contaminação da água ou da comida. À semelhança da bactéria E. Coli, em termos de constituição genética, a shigella infeta inúmeras vítimas através de contágio direto que sofrem principalmente com diarreia (que pode conter sangue ou muco) mas também febre e dores abdominais, já que afeta principalmente o aparelho digestivo.

Não só através da comida e água, a bactéria pode ser transmitida através do toque, por exemplo, caso toque na boca e tenha as mãos infetadas por shigelose. Nestes casos, o problema não se evita simplesmente ao lavar as mãos, mas obriga a uma desinfeção mais intensa e com produtos próprios.

Assim, a prevenção passa pelo cuidado máximo em praticamente todas as situações fora de casa, desde evitar o consumo de água da torneira a ter em atenção as zonas em que toda, como portas ou bancadas de casa de banho e cozinhas.

A par do evitar o contágio direto, deve-se manter uma rotina de hidratação diária para evitar a desidratação extrema, resultado da diarreia.

Este é de facto um problema comum, já que afeta anualmente entre 80 e 165 milhões de pessoas em todo o mundo, refere a CDC (Centro de Controlo e Prevenção de Doenças). Segundo a mesma organização, contabiliza-se que já morreram cerca de 600.000 infetados pela bactéria shigella, mas também muitos são os casos em que se sobrevive à infeção, que é ultrapassada num período de cerca de cinco dias, normalmente, com a toma de antibióticos, embora existam casos em que a infeção perdure por algumas semanas ou mesmo meses.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório