Meteorologia

  • 11 MAIO 2021
Tempo
18º
MIN 10º MÁX 19º

Edição

Não deite os preservativos usados na sanita! Saiba o que deve fazer

Talvez não saiba, mas deitar ocasionalmente o preservativo utilizado na sanita, só para de seguida puxar o autoclismo, pode ser prejudicial para o meio ambiente. Proteja-se a si e aos outros.

Não deite os preservativos usados na sanita! Saiba o que deve fazer

Os vasos sanitários alcançam eventualmente o mar, os rios e os oceanos. E somente materiais biológicos orgânicos conseguem ser decompostos naturalmente pela natureza”, explica o biólogo marinho Tom Hird, em declarações à publicação britânica Metro.co.uk.

“Apesar da maioria dos preservativos serem fabricados a partir de látex, um produto natural feito a partir da borracha das árvores, tal não significa que se tornem biodegradáveis no oceano”, diz.

Hird que trabalha ainda como embaixador para a Sociedade de Conservação Marinha acrescenta que os químicos adicionados à mistura de látex, que promovem a longevidade e estabilidade do produto, impedem por sua vez que o preservativo se deteriore facilmente no oceano.

Aliás, os cientistas estimam que aquele material demore cerca de 30 anos a decompor-se!

“Durante esse período de tempo a borracha irá prevalecer por mares, oceanos e praias – sendo eventualmente ingerida por algum animal aquático que irá confundir o material com comida”.

Hird alerta que a solução para evitar esse tipo de problema ambiental é fácil: “Após ter servido o seu propósito, deite o preservativo fora, no lixo”.

O portal de saúde e de lifestyle Very Well Health recomenda que embrulhe aquele material em papel, num lenço ou num guardanapo e que o deposite no caixote do lixo, independentemente do tipo de preservativo.

“Os oceanos não são um aterro sanitário. Se vai deitar o preservativo, o cotonete ou o penso higiénico na sanita e de seguida puxar o autoclismo lembre-se que quando se trata do ciclo infinito de água no nosso planeta azul – tudo o que vai, volta”, avisa o biólogo.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório