Se vai treinar, evite este comum (e péssimo) hábito de pré treino

O erro é comum. Convém saber o quanto antes que certos ‘aquecimentos’ lhe podem estar a prejudicar a performance.

Notícia

© iStock

Mariana Botelho
28/08/2018 10:15 ‧ 28/08/2018 por Mariana Botelho

Lifestyle

Aquecimento

Se o título desta notícia é o suficiente para lhe soar os alarmes, ótimo. Alongar os músculos não é algo que se deva fazer antes de treinar, mas sim aquecê-los.

Fala-se comummente em alongar os músculos porque queremos ‘mexe-los’ singularmente de modo a preparar o corpo para o treino que se segue, mas o problema está quando tal preparação é feita através de movimentos estáticos de alongamento, que pode resultar em menos força, menos elasticidade e menos velocidade – tudo o que não se quer, como aponta o PT Guy Brock Armstrong ao Scientific American.

Em vez disso, há que focar na simples ideia de que aquecer não é o mesmo que alongar. Assim, antes do treino, o corpo deve ser aquecido com, por exemplo, uma caminhada apressada que depois de estar confortável passa a jogging ou então uns minutos tranquilos na bicicleta.

Em suma, qualquer atividade que permita que o fluxo sanguíneo aumente e assim faça ‘correr melhor’ o fluido nas articulações, que irá evitar lesões durante o treino intenso. Basicamente, quer-se que o corpo aqueça, literamente, e para tal não é necessário nada mais do que um exercício de cardio de intensidade baixa a moderada, por cerca de cinco a quinze minutos.

Depois de sentir o batimento cardíaco subir, aí sim, passe ao movimento de vários músculos, mas nunca em movimentos estáticos. Opte antes por rodar os pulsos, depois os braços, assim como pescoço, anca, joelhos e tornozelos, sempre em movimentos circulares.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas