Sabemos que, em vida de cão, a idade calcula-se de forma diferente de no ser humano, prova disso é a raridade que há em ter-se cães por 20 anos ou no facto de, ao completar um ano, o seu patudo já ser considerado um adulto.
Não só por uma questão de curiosidade, mas principalmente por questões de saúde, saber a idade do cão é importante para bem se adaptar os tratamentos e cuidados à verdadeira idade do animal. Por isso, há que saber calculá-la e a regra dos sete anos por cada um de humano é falsa. Quem o diz é a Associação Americana de Hospitais de Animais que explica que o processo a considerar é bem menos geral, já que cada raça envelhece de um modo específico.
Tal como nos humanos, também a esperança média de vida nos cães aumentou graças às melhorias tecnológicas e medicinais, por isso hoje a idade de um cão deve ser apontada segundo seis categorias:
Cachorro: Desde que nasceu até seis meses, aproximadamente, quando começa a amadurecer sexualmente
Jovem: Desde meio ano até 12 meses. Nesta fase o cão já estará maduro a nível reprodutório, embora ainda esteja em fase de crescimento.
Adulto: Até seis anos, ou seis anos e meio, aproximadamente, o cão é considerado adulto, pois é nesta fase que finaliza o seu crescimento, tornando-se física e sexualmente maduro.
Maduro: Até aos 10 anos, o cão é considerado 'maduro' e aproxima-se dos seus últimos 25% de tempo médio de vida.Maior de idade: Entre os 10 e os 13 anos de idade, o cão atinge o seu máximo de esperança média de vida.
Ancião: Com mais de 13 anos de idade, o cão supera a idade média normalmente apontada à espécieCom tais categorias, os veterinários afastam-se de uma fórmula restrita em termos de idade animal, contudo, nem as referidas categorias devem ser seguidas 'à risca', sendo relevante o caso específico de cada animal.