Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Luz azul dos telemóveis provoca cegueira, entenda como

A exposição prolongada a estes aparelhos digitais provoca o aparecimento de moléculas tóxicas no olho.

Luz azul dos telemóveis provoca cegueira, entenda como

Os cientistas já descobriram como a luz azul proveniente dos ecrãs, nomeadamente dos telemóveis e dos computadores, causa cegueira.

A exposição prolongada a cumprimentos de ondas de luz curtas provoca a produção de moléculas tóxicas nas células oculares sensíveis à luz, causando por sua vez o desenvolvimento de degeneração macular – uma condição que pode resultar no aparecimento de visão turva ou na falta de visão no centro do campo visual, de acordo com uma pesquisa realizada por investigadores da Universidade de Toledo, no estado do Ohio, nos Estados Unidos.

O médico e professor Ajith Karunarathne, disse: “Atualmente estamos continuamente expostos a vários tipos de luz azul e a córnea do olho não é capaz da bloquear ou refletir devidamente”.

A exposição constante à luz azul faz com que a retina reaja de forma abrupta, e a que químicos tóxicos das moléculas proliferem nas células recetivas à luz, explica o novo estudo publicado no periódico Scientific Reports.

Kasun Ratnayake, aluno de doutoramento da Universidade de Toledo, que participou na pesquisa, disse: “Se apontar um luz azul diretamente para a retina, por sua vez a retina acaba por matar as células fotorecetoras, à medida que a molécula sinalizadora na membrana se dissolve. Estas células fotorecetoras não se regeneram – quando morrem, morrem!”

Para aqueles que desejam proteger os olhos da emissão de luz azul, Karunarathne recomenda que utilizem óculos de sol capazes de filtrarem tanto os raios UV como qualquer tipo de luz azul exterior natural, e para que evitem ao máximo utilizar telemóveis ou tablets na escuridão.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório