Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Quiosque Mercantina Pizza&Gelato: Pegar e levar, comer bem e na rua

O primeiro quiosque Mercantina Pizza&Gelato junta a inédita e mais saborosa pizza alla pala (pizza à fatia romana) à frescura surpreendente dos gelados Davvero, num novo espaço com um autêntico conceito de street food. O Lifestyle ao Minuto falou com António de Sousa Duarte, um dos sócio fundadores do espaço inovador.

Quiosque Mercantina Pizza&Gelato: Pegar e levar, comer bem e na rua
Notícias ao Minuto

08:45 - 06/08/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Entrevista

O novo espaço Mercantina Pizza&Gelato, a cargo do chef pizzaiolo Diogo Coimbra, fica situado no Centro Comercial de Alvalade, dispõe de esplanada, e promete ser ponto de paragem obrigatória nos dias quentes, seja pelo irresistível aroma de pizza acabada de sair do forno, seja pelas 12 variedades do mais delicado e delicioso gelado, cujos sabores mudam consoante a sazonalidade dos produtos.

Para desenvolver esta especialidade, a Mercantina contou com um dos mais reputados chefs de Roma, Luca Belliscioni, como chef consultor. Com pizzas para todos os gostos, desde a clássica Margherita a combinações exóticas de courgette, burrata e pimenta rosa, o resultado é o mais puro sabor a Roma à fatia.

De acordo com António Sousa Duarte, o quiosque inédito destaca-se pela confecção das "verdadeiras pizzas romanas e os melhores gelados italianos". 

O responsável destaca ainda que "a Mercantina não é apenas uma pizzaria, mas sim um restaurante italiano, de cozinha mediterrânica num espaço de partilha. O que justifica o lema da casa: 'cucina per amici'".

Seja bem-vindo à Mercantina e delicie-se. 

Como surgiu a Mercantina?

A marca Mercantina nasceu de uma sociedade de três sócios: José Bartolomé Duarte, António de Sousa Duarte (sócios do Populi, no Terreiro do Paço) e Paulo Antunes. A ideia inicial era inaugurar um restaurante que abraçasse a verdadeira gastronomia italiana, mas só depois de se aventurarem pelas ruas napolitanas, à descoberta dos segredos mais antigos dos pizzaioli de Itália, é que nasceu este conceito assente na exclusividade da pizza napolitana.

A primeira Mercantina abriu em novembro de 2013 no renovado Centro Comercial de Alvalade sob o lema 'cucina per amici'. Precisamente dois anos depois, em 2015, o segundo restaurante Mercantina abriu no Chiado.

O cheiro da pizza a sair do forno, os gelados de 12 sabores e as noites quentes de verão irão trazer para a praça de Alvalade a vida agitada de Roma

E como surgiu a ideia da criação deste quiosque Mercantina Pizza&Gelato?

Comer bem, na rua, é uma das mais recentes tendências a ganhar seguidores em Portugal e no mundo. Ao sabor desta mesma tendência, a Mercantina aliou-se à Davvero e criou a marca Pizza & Gelato.

O espaço Mercantina Pizza & Gelato baseia-se num conceito intimamente relacionado com o street food. O serviço existente neste espaço gastronómico é personalizado e a oferta é baseada na máxima qualidade dos produtos italianos da marca Mercantina. O foco de venda consiste em dois produtos: pizzas alla palla e gelados italianos tradicionais da marca Davvero.

A loja tem esplanada no Centro Comercial de Alvalade, mas a ideia é pegar e levar. O cheiro da pizza a sair do forno, os gelados de 12 sabores e as noites quentes de verão irão trazer para a praça de Alvalade a vida agitada de Roma.

Notícias ao Minuto© Mercantina

O que distingue as pizzas e os gelados servidos neste quiosque?

A marca Mercantina trouxe de Roma uma especialidade original para os amantes de sabores italianos: a pizza alla pala.

As pizzas que aqui se servem são apenas à fatia, são romanas e assentam diretamente no forno elétrico, o que as distingue das convencionais 'pizza al taglio', por isso terem a denominação de pizza alla pala.

O fator de diferenciação desta nova pizza está na preparação da massa: a massa tem 72 horas de fermentação e usa dois tipos de farinha, o que torna a pizza bastante leve e de fácil digestão. Cozinhadas a uma temperatura de aproximadamente 300 graus, o resultado final apresenta uma textura crocante, leve e deliciosa.

A pizza e o gelado são dois elementos chave na gastronomia italiana, por isso a Mercantina, com a ajuda da Marca Davvero, juntou as duas especialidades num único espaço.

Para garantir a experiência gastronómica completa da Cidade Eterna, a Mercantina juntou-se à Davvero para este novo projeto. Criada em 2015 pelos amigos romanos Filippo Licitra e Riccardo Farabegoli, é na Gelato Davvero  –  e agora também na Mercantina  – que se consegue provar o gelado verdadeiro, com frutas frescas, água e leite nacionais, mas também com frutos secos e outros ingredientes vindos de Itália.

No quiosque Pizza & Gelato há pelo menos 12 sabores disponíveis todos os dias, mas os sabores de gelado vão alternando consoante a sazonalidade da fruta.

Qual é a inspiração do Chef pizzaiolo Diogo Coimbra para as suas criações?

É Itália, o país que tanto inspira a Mercantina. Como se fosse a sua segunda casa, o chef pizzaiolo encara as suas visitas a Itália como uma busca contínua de conhecimento, evolução de processos e rigor, com o intuito de trazer o que se faz de melhor para a Mercantina.

Nesta nova versão de pizzas ('alla pala'), o chef Pizzaiolo Diogo Coimbra tenta encontrar uma suave harmonia do que são os ingredientes portugueses e italianos, tentando sempre casar o que há de melhor nos dois países.

Qual foi o papel de Luca Belliscioni, como chef consultor?

O papel do Luca foi preponderante na criação da pizza alla pala do Quiosque Pizza & Gelato.

Depois de uma grande pesquisa por parte da administração e do chef pizzaiolo Diogo Coimbra, em várias idas a Itália, para escolher qual seria a pizza que mais dignificaria a sub-marca Mercantina Pizza&Gelato, encontraram o chef Luca Belliscioni numa famosa feira de pizzas em Roma.

Posteriormente, noutra visita a Roma, foi feita uma visita ao seu restaurante, e após várias provas, concluiu-se que a sua pizza preenchia todos os requisitos de padrão de qualidade e sabor para ser representada na nova sub-marca da Mercantina.

O chef pizzaiolo da Mercantina, Diogo Coimbra, aprendeu todos os procedimentos, todas as técnicas e toda a paixão numa formação intensiva com o chef Luca Belliscioci.

Como se deu esta associação com a Gelato Davvero?

A Gelato Davvero traz a genuinidade de Roma, o verdadeiro 'gelati italiani'. São duas marcas de grande impacto na sociedade portuguesa que muito têm a ganhar numa parceria conjunta.

Notícias ao Minuto                                ©Mercantina

O que significou a certificação e o reconhecimento pela Associazione Verace Pizza Napoletana, conhecida como 'a estrela Michelin das Pizzas'?

As pizzas da Mercantina são classificadas como as 'verdadeiras pizzas italianas de Nápoles'. Recorre-se a técnicas próprias e usam-se apenas matérias-primas importadas de Itália, como o presunto de parma, o tomate san marzano, a farinha caputo ou a mozzarella de búfala DOP. Para as confecionar usam-se fornos especiais, feitos em Nápoles, com a marca Stefano Ferrara, considerados como os mais reputados fornos artesanais de toda a Itália. A Mercantina é uma marca certificada pela Associazione Verace Pizza Napoletana como 'la vera pizza napolitana'. A AVPN tem como missão promover e proteger, em Itália e no mundo, sendo o equivalente às estrelas 'Michelin das Pizzas'.

A certificação foi recebida com uma grande alegria e com muito orgulho. É o reconhecimento máximo para quem se propõe fazer pizzas napolitanas, respeitando todas as técnicas, todas os procedimentos e principalmente a cultura napolitana. Foi para a marca um orgulho e uma responsabilidade acrescida e foi recebida como o compromisso de que iremos sempre respeitar e dignificar ao máximo a cultura do povo que criou um dos melhores alimentos de todo o mundo.

O que distingue a Mercantina de outros espaços na capital?

A Mercantina não é apenas uma pizzaria, mas sim um restaurante italiano, de cozinha mediterrânica num espaço de partilha. O que justifica o lema da casa: 'cucina per amici'.

A marca Mercantina acredita que a qualidade é o futuro da gastronomia e isso passa pela qualidade dos ingredientes, dos produtos e pela capacidade de a marca se reinventar e transformar naquilo que o mercado quer, com exigência crescente.

A filosofia da marca vai muito mais além do que servir refeições, cria experiências gastronómicas e de lazer. Não existe maior prazer do que ter a sala com mesas compostas desde os avós até aos netos, todos em partilha e satisfeitos com a experiência que encontraram nos nossos espaços.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório