Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

A Monarte quer combater o fast fashion e “criar obras de arte na moda”

A marca é portuguesa, assim como a sua produção e os artistas que assinam cada peça. A cada estação, é deste mote que nasce uma coleção fora do comum que tem vindo a ganhar terreno no mundo da moda. O Notícias ao Minuto falou com Kláudia Vicente , fundadora da Monarte para perceber o que move o projeto.

Notícias ao Minuto

06:00 - 01/08/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Marca portuguesa

Nos dia de hoje é o conceito de fast-fashion que mais move a moda. Usado principalmente pelas marcas de mass market, “estão constantemente a introduzir designs novos, e baratos, encorajando a compra contínua das pessoas, mas desprezando a qualidade das roupas e o carácter único delas”, diz-nos Kláudia Vicente. “Isto para não falar do impacto incrível a nível humano e ambiental”, acrescenta, referindo-se à poluição, trabalho precário, exploração ou produção em países em vias de desenvolvimento.

O contrariar esta tendência é ponto principal para a Monarte, um projeto que a sua fundadora acredita ter espaço no país, já que a tendência que domina a moda está a mudar. “As pessoas procuram cada vez mais peças exclusivas e autênticas, apostando mais na qualidade e durabilidade da roupa que adquirem”

Tal contradição é feita com peças de carácter único. “São peças de autor, feitas por artistas, e por isso, obras que perduram no tempo, impressas em 'telas' que se podem usar, estimar e guardar.” Aka Corleone, Maísa Champalimaud, Media Jamshidi, Add Fuel, Teresa TAF, Jéssica João, Carmo e Kateryna Savchenko são os artistas em questão, que saltaram das áreas da ilustração ou design para a moda, onde são desafiados a criar num novo ‘cenário’, com a certeza de que alguém irá desfilar com a sua peça. “É um desafio que tem sido muito apreciado pelos artistas pois têm a oportunidade de ver as suas obras numa dimensão diferente da habitual”, conta-nos Kláudia.

Tops, vestidos e sapatos são as peças com que conta esta que é a segunda coleção da Monarte. A primeira, que contou apenas com camisolas, foi assinada por outros artistas como Kruella D’Enfer, InhaBranco e The Red Wolf e é este dinamismo e mistura de estilos que se quer na Monarte.

 Cada peça será tão única quanto o artista que a assinaQuando questionada sobre os parâmetros de escolha dos artistas a colaborar, a fundadora do projeto português refere que opta por aqueles que partilhem dos valores da marca, que é “positiva, alegre e sofisticada”, aponta. A partir daí, cada peça será tão única quanto o artista que a assina e a quem é dada toda a liberdade de criação. ‘Pintada a tela’, passe-se a expressão, a definição do design e corte é feita em conjunto com “eventuais ajustes relacionados com a adequabilidade aos tecidos e materiais”, mas “a componente artística é sempre respeitada” garante Kláudia, que não esconde orgulho na coleção recentemente lançada, que recebeu feedback mais positivo do que se esperava graças ao atendimento personalizado, qualidade e própria confeção, que fica a cargo de costureiras especializadas em confeção de alta qualidade “que também trabalham com diversa marcas de luxo internacional”, conta ao Notícias ao Minuto.

Quanto aos artistas para a próxima coleção, é algo que ainda se desconhece, mas que já gera curiosidade por parte dos clientes que Kláudia acredita já estarem com expetativas para saber que peças virão. “Isto é muito interessante e divertido para nós”, admite, referindo-se a um público que cedo se definiu: “A mulher Monarte tem entre 30 e 40 anos, é cosmopolita, sofisticada e gosta de algumas peças statement no armário”.

Notícias ao MinutoKláudia Vicente, fundadora da Monarte© Monarte

Para já, as peças podem ser adquiridas apenas em território português através da loja online, da plataforma Minty Square e na loja Papua Market, no Príncipe Real, mas a marca já está de olhos postos no mercado internacional.

Conheça na fotogaleria os artistas que assinam as peças da atual coleção de Primavera/Verão bem como as suas peças de arte Monarte já disponíveis para venda.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório