Carnes vermelhas e processadas fazem isto à sua mente (não é bonito)

Uma equipa de cientistas norte-americanos, conduziu um estudo no qual analisou 1,101 indivíduos, durante um período de 10 anos, e acredita que existe uma correlação entre o aparecimento de problemas de saúde mental e o químico nitrato, uma substância comummente encontrada nas carnes vermelhas e em produtos de charcutaria.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
18/07/2018 21:00 ‧ 18/07/2018 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Viver perigosamente

A ingestão desse tipo de carnes, que inclui hambúrgueres, bacon e salsichas, estará relacionada com a ocorrência de colapsos mentais, aponta o novo estudo.

A pesquisa sugere que os pacientes internados em hospitais devido à incidência de episódios maníacos, apresentam três vezes mais hipóteses de terem consumido recentemente carne vermelha, fiambre, salame ou carne seca.

Os cientistas creem que tal poderá estar a ocorrer, sobretudo pelo facto destes alimentos conterem o químico nitrato, que é usado para os preservar.

Para efeitos daquela pesquisa, os roedores que foram alimentados com uma dieta rica em nitratos, demonstraram ter uma maior propensão para virem a sofrer de episódios maníacos, apenas algumas semanas após estarem a seguir aquele regime alimentar.

A coautora do estudo, a médica e professora Seva Khambadkone, da Faculdade de Medicina, da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, disse: “O nitrato presente nesta carne pode ser um fator ambiental determinante na incidência dos casos maníacos”.

O estudo observou 1,101 indivíduos, de idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, com ou sem um historial de doenças psiquiátricas, entre 2007 e 2017.

Inicialmente, os investigadores suspeitavam que os vírus presentes em certos alimentos poderiam estar a provocar esses surtos mentais.

O outro coautor do estudo, o professor Robert Yolken, disse: “Observámos várias possíveis fontes dietéticas de exposição e a carne vermelha e a charcutaria sobressaíram significativamente”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas