Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Fisioterapeuta, osteopata ou quiroprático? Saiba a quem deve pedir ajuda

Por serem ambos especialistas que tratam problemas relacionados com dores musculares, gera-se a confusão sobre qual é mais indicado a cada situação.

Fisioterapeuta, osteopata ou quiroprático? Saiba a quem deve pedir ajuda
Notícias ao Minuto

20:30 - 11/07/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Especialidade médica

Atletas e praticantes de desporto sabem-no. As lesões por treino são mais ou menos inevitáveis. Mas a quem pedir ajuda? Fisioterapeuta, osteopata ou – para dificultar a questão – quiroprático?

Antes que se magoe no ginásio, a Women’s Health UK esclarece a questão e distingue os três profissionais, começando por explicar que a quiroprática é um tratamento holístico que se baseia em técnicas naturais que têm em vista o alívio da dor e melhor mobilidade.

A especialidade serve para tratar dores de pescoço ou costas, mas nunca com medicação, por isso se o seu problema for bastante grave e carecer de medicação, deverá preferir ser visto por outro especialista.

O osteopata, por sua vez, trabalha no sentido de diminuir a dor sentida através da libertação de tensão, melhoria de mobilidade e otimização da funcionalidade do corpo. A vantagem da osteopatia é que o tratamento feito tem em conta a origem do problema e não o tratamento momentâneo do que lhe está a causar a dor. Além disso, espera-se que as técnicas aplicadas previnam futuras dores – uma vez que o problema é resolvido na sua origem.

Por fim, a fisioterapia é uma especialidade mais completa, que permite o tratamento de diversos problemas, desde respiratórios a neurológicos, passando pela própria ortopedia.

É normalmente através de exercícios musculares que as técnicas de tratamento se focam e demoram o tempo necessário até que o paciente volte a ganhar autonomia, uma vez que muitos dos problemas a ser tratados se devem a acidentes que incapacitam em muito o paciente.

Assim, não há uma resposta concreta sobre a especialidade mais indicada a cada lesão. Se prefere um método natural e acha que o problema não é demasiado grave, a quiroprática poderá ser opção. Se a dor é constante e se deve a um problema de há algum tempo e não a um acidente do momento, tente um osteopata. Contudo, no fundo, dependerá sempre da natureza da situação bem como quem a sofre.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório