Será que dar comida sólida aos bebés antes dos seis meses faz bem?

Se alimentou o seu bebé com comida sólida antes de completar seis meses, então saiba que não está só – e agora uma nova pesquisa sugere que a introdução de comidas sólidas mais precocemente melhora a qualidade do sono e o bem estar das crianças e dos pais.

Será que dar comida sólida aos bebés antes dos seis meses faz bem?

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
11/07/2018 10:00 ‧ 11/07/2018 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Mitos

É verdade que muitos pais acreditam que o consumo de alimentos sólidos deixa o bebé saciado por mais tempo e que melhora o seu sono.

Mas, será que têm razão?

Ora, uma nova pesquisa aponta que sim.

O professor Gideon Lack, docente na Universidade King’s College London, no Reino Unido, coautor de uma pesquisa que se prolongou durante três anos e que analisou mil bebés, afirma que os resultados apurados: “Vão de encontro à ideia já por muitos aceite que a introdução de comida sólida na alimentação provoca melhor dormir”.

O novo estudo conduzido por investigadores do King’s College London e da Universidade St George’s of London, apoia a teoria que esta introdução precoce é benéfica para os bebés e também para os progenitores.

A pesquisa detetou que as crianças que ingeriam sólidos entre os três e os seis meses dormiam durante mais tempo e que acordavam menos vezes, comparativamente aos bebés que se alimentavam apenas de leite – melhorando assim também a qualidade de vida dos pais.

Os progenitores inquiridos também reportaram “menos distúrbios do sono” durante o primeiro ano de vida.

Uma outra pesquisa realizada em 2010, apurou que de facto 75% dos pais, em média, alimentam os bebés com alimentos sólidos pela primeira vez aos cinco meses. 

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas