Estudo aponta associação entre consumo de adoçante e infertilidade

O problema afeta o sexo feminino, segundo um estudo agora apresentado no Brasil.

Notícia

© iStock

Mariana Botelho
26/06/2018 07:00 ‧ 26/06/2018 por Mariana Botelho

Lifestyle

Conceção

São vistos como a ‘melhor’ alternativa ao açúcar para quem procura uma alimentação mais saudável e equilibrada mas, na verdade, nada como aproveitar o doce natural da fruta, já que também os adoçantes contam com aspetos negativos, em alguns casos mais graves do que o próprio açúcar.

Falamos do risco de obesidade e de doenças cardíacas e do aumento de apetite que por sua vez dificulta a perda de peso mas outros estudos apontam mais causas.

Um dos casos mais recentes foi desenvolvido pela Universidade Federal de São Paulo, no Brasil, país onde a infertilidade é um problema que afeta grande parte da população e obriga à fertilização in vitro e outras formas de conceção.

Como forma de precaver a própria investigação, os autores do estudo referem que não devem ser elaboraras conclusões até que todos os detalhes sejam apresentados, nomeadamente os casos de obesidade e idade de cada mulher. Ainda assim, para já avança-se a provável relação entre consumo de adoçantes artificiais (em específico nos refrigerantes) e má qualidade dos óvulos.

A amostra foi pequena e, para já as conclusões são prematuras, mas em casos de infertilidade em que todos os casos devem ser tidos em conta a fim de uma eficaz conceção, nenhum aspeto é de se ignorar em específico qualquer caso concreto que diga respeito a fatores comuns do dia a dia, nomeadamente a alimentação.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas