Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 28º

A roupa foi lavada à máquina mas não ficou 100% limpa? Eis os motivos

O programa errado ou mesmo detergente em excesso podem resultar em roupa mal lavada.

A roupa foi lavada à máquina mas não ficou 100% limpa? Eis os motivos
Notícias ao Minuto

22:00 - 25/06/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Lidas domésticas

A máquina de lavar roupa serve essencialmente para poupar: poupar tempo, dinheiro e água. Mas de nada serve, para nenhum destes casos, se a má utilização deste aparelho nos obrigar a lavar novamente todo o cesto de roupa suja.

O problema é comum e deve-se a erros cometidos por muitos que o El Confidencial resume em sete casos, que agora lhe enumeramos e explicamos, para que não volte a ter de passar pelo irritante processo de dividir a roupa entre a que é para estender e a que deve voltar para a máquina – além disso, evitar certos erros fará com que evite estragar algumas peças.

No caso das jeans – cuja atual tendência diz que deve ser usadas com uma ou duas dobras nas canelas – há que garantir que o fecho está subido e que as calças não contam com nenhuma dobra. O último caso é de justificação óbvia: será difícil que a água e sabão cheguem a todos os pontos se o tecido não estiver todo exposto. Quando ao fecho, é possível que engate em peças mais delicadas ou nos buracos que ornamentam muitas jeans.

É devido às peças delicadas que se opta pelas lavagens a frio, para não encolher nem danificar o tecido, mas importa ter em conta que não são todos os casos em que uma lavagem a frio garante a limpeza. Confirme a etiqueta de cada peça, já que são mais comuns os casos em que a água quente é mais indicada, quanto às restrições, deixe para uma lavagem mais específica.

A par de ‘desenrolar’ as jeans, outras calças e mangas de camiseiro, como ponto prévio à colocação da roupa na máquina deve tratar eventuais manchas: em casos mais críticos, deve lavar a peça em separado, no caso de outras manchas, garanta que aplicou o produto próprio antes de colocar a peça na máquina. Atenção que quanto mais seco estiver o produto que causou a mancha no tecido, mais difícil será eliminá-lo.

Passemos à fase de colocar a roupa na máquina: a ordem correta conta com as meias ao fundo da máquina, por cima da maior parte da roupa e não como últimas peças a entrar na máquina. Desta forma, evita que as peças pequenas fiquem presas na porta da máquina, que resulta em meias ensopadas mas não lavadas.

Quanto a poupar, também são vários os erros. Muitos são os que enchem demasiado a máquina como forma de poupar tempo e energia – já que assim se faz apenas uma máquina, mas é também conhecido o facto de que se a roupa não tem espaço para que a água e sabão passem, a mesma não fica bem lavada.

Outra forma de poupar, ou pelo menos esta é uma ideia em que se erradamente crê, é optar-se pelos programas rápidos, que devem sim ser escolhidos em caso de máquinas pequenas, com poucas peças. Em casos mais comuns, um programa de lavagem rápida não garante a limpeza que se pretende.

Por fim, mais detergente não significa mais lavado. Tal pode danificar a roupa e resultar em manchas, piorando o estando em que a roupa entrou na máquina.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório