Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Culinária asiática: invista nos temperos coreanos

A comida coreana é especial, pois está intimamente ligada à cultura e história do país.

Culinária asiática: invista nos temperos coreanos
Notícias ao Minuto

15:41 - 17/06/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Condimentos

Os condimentos usados na culinária coreana variam entre as províncias, mas destacam-se sempre pelo apreço pela pimenta e fermentação.

O Kimchi é exemplo disso. É um dos mais conhecidos temperos coreanos, é feito de acelga, repolho, rabanete ou nabo conservados de uma forma apimentada e é servido com quase todas as refeições coreanas.

Gochugaru (Pimenta Coreana em pó)

A tradução de Gochu é pimenta vermelha, enquanto Garu é pó em coreano, ou seja, o Gochugary consiste em chili desidratado e seco. Pode ser comprado em forma de flocos ou em pó fino. O tempero deve ser guardado no frigorífico em recipientes de vidro bem fechados.

Gochujang (Pimenta Coreana em pasta)

Com uma aparência semelhante ao ketchup, o Gochujang é um dos principais temperos da culinária da Coreia. Trata-se de uma pimenta em pasta utilizada como acompanhamento de pratos e como ingrediente em diferentes receitas. O Gochujang pode ser comprado pronto e tem vários níveis de picante. A receita costuma incluir pimenta vermelha, soja fermentada, arroz glutinoso e sal.

Kimchi

Na verdade O Kimchi não é um tempero, mas sim uma iguaria tradicional nos países asiáticos. Consiste, basicamente, em repolho fermentado e bem temperado com pimenta e especiarias. Pode ser considerado o alimento base da culinária coreana, porque é ingrediente de outras receitas e também pode ser consumido sozinho, sendo acompanhamento de diferentes refeições.

Doenjang (Pasta fermentada de soja)

Utilizada para condimentar vegetais, para dar mais gosto em petiscos ou como ingrediente de sopas e cozidos, a Doenjang é uma pasta fermentada de soja. Assim como os outros temperos coreanos, pode ser encontrada pronta com facilidade – mas dizem que a pasta feita em casa, de forma artesanal, fica muito mais especial. A Doenjang tem um sabor mais suave que o missô, a pasta de soja do Japão. É um tempero rico em vitaminas e minerais.

Óleo de gergelim

Responsável por um sabor único, o óleo de gergelim é bastante utilizado nos pratos da Coreia - e dos países asiáticos de forma geral. Nos mercados estão disponíveis diferentes tipos: o óleo dourado, o castanho, o amarelo claro, entre outros. Nos pratos coreanos o óleo torrado é um dos principais. O óleo é extraído das sementes de gergelim, que são pressionadas. Além de ser utilizado como óleo comum, para refogar alimentos, também é um excelente ingrediente para molhos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório