Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Em que é que os adoçantes são melhores que o açúcar?

São vistos como substitutos por não contarem com calorias, por outro lado...

Em que é que os adoçantes são melhores que o açúcar?
Notícias ao Minuto

15:00 - 24/05/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Açúcares

O açúcar é o primeiro componente a ser riscado de uma alimentação que se quer mais saudável. O corpo não precisa deste consumo que, pelo contrário, pode levar a problemas de saúde como colesterol elevado ou diabetes de tipo 2.

Apesar disso, está bastante presente na alimentação de muitos que ‘não resistem’ a doces e não conseguem, por exemplo, tomar café sem açúcar. Em alternativas, surge o adoçante que serve para adoçar os alimentos de forma menos calórica. Contudo, muitos apontam o ‘lado mau’ desta alternativa.

Explica a BBC que os adoçantes surgem de inúmeras formas – como sacarina, sucralose ou aspartame - presentes em vários produtos como bebidas ‘light’ ou pastilhas elásticas sem açúcar, a par de serem vendidos para confecionar alimentos onde anteriormente colocava açúcar.

Mas são estas boas opções?

Se alguém consome diariamente uma lata de coca-cola (que contém o equivalente a nove cubos de açúcar) optar pela versão light, que é livre deste componente, será realmente uma boa opção. Ainda assim, os especialistas alertam para o fato de os adoçantes não serem ideais para uma dieta saudável e equilibrada, que se deve basear em produtos naturais e livres de aditivos artificiais.

Esta escolha vem sendo cada vez mais facilitada uma vez que, por lei, as marcas são obrigadas a indicar sempre que um produto contém aditivos artificiais. Assim, o consumidor conta com a informação necessária para fazer uma escolha assertiva, ainda que artificial não signifique algo negativo em todos os casos.

Para alguns indivíduos, este pode ser o caminho para se perder peso, já que a mudança de alimentação não deve ser brusca, por risco de não ser levada até ao final, desde que haja a atenção de limitar as doses.

Em suma, se quer uma alimentação saudável e equilibrada, evite ao máximo tanto o açúcar como o adoçante. Se numa ocasião especial queres fazer um bolo, por exemplo, opte por juntar mel, que é mais natural que as outras opções. Deixe o adoçante apenas para aquela fase de transição em que quer deixar o hábito de consumir muito açúcar diariamente.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório