Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

Esta é a maneira correta de cozinhar cogumelos (de acordo com a ciência)

Os cientistas desvendaram qual é a melhor maneira de cozinhar cogumelos – e não, não é numa panela nem numa frigideira.

Esta é a maneira correta de cozinhar cogumelos (de acordo com a ciência)
Notícias ao Minuto

20:00 - 20/05/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Sabia?

Os cogumelos distinguem-se pelas suas qualidades nutritivas e por facultarem ao organismo a quantidade certa de fibra, de proteínas, de amino ácidos, de vitaminas (incluindo B1, B2, B12, C, D e E) e de minerais necessários para o seu bom funcionamento. Mais ainda, são um alimento com baixo teor de calorias e de gordura.

Mas, e de acordo com um grupo de cientistas do Centro Tecnológico de Investigação do Cogumelo, em La Rioja, em Espanha, a composição dos cogumelos, nomeadamente as suas qualidades antioxidantes e valor nutricional pode ser negativamente afetado pelo método escolhido de confeção.

Para o estudo, que foi publicado no International Journal of Food Sciences, a equipa avaliou a influência de cozer aqueles fungos no fogão, no microondas, no grelhador ou na frigideira. Após terem sido confecionados usando estes métodos, os cogumelos foram congelados e analisados, e os resultados foram depois comparados com aqueles alimentos em cru.

Os investigadores concluíram que a melhor forma de cozinhar cogumelos, ao mesmo tempo que se preservam as suas propriedades nutricionais, é grelhá-los ou cozê-los no microondas, já que aqueles que foram fritos ou cozinhados no fogão demonstraram ter uma menor atividade antioxidante.

Nomeadamente, os cogumelos fritos revelaram uma perda severa de proteína e de carboidratos, e um aumento no teor de gordura.

“Fritar e cozinhar levaram a perdas radicais nos níveis de proteína e de antioxidantes, provavelmente devido ao processo de lixiviação de substâncias solúveis em água ou em óleo, que podem influenciar significativamente o valor nutricional do produto final”, disse uma das autoras daquele estudo, Irene Roncero, num comunicado divulgado pela revista TIME.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório