O ovo é um alimento tão popular como controverso. O seu consumo já foi considerado prejudicial para a saúde do organismo e do coração, sendo acusado de provocar altos níveis de colesterol, mas novas pesquisas desmentiram essas conclusões e hoje em dia o ovo é visto como um aliado para a saúde.
Porém, há um mito que persiste. Comer ovos com a gema líquida faz mal? O sistema de saúde britânico (NHS) recomenda que os ovos sejam cozinhados durante pelo menos sete minutos para que não haja contaminação.
‘Mas contaminação do quê?’, está a perguntar...
Essa recomendação tem a ver com a presença de salmonela, uma bactéria que pode estar presente nestes alimentos e, se ingerida, pode provocar sérios problemas para a saúde.
Salmonela
É uma bactéria presente no intestino de alguns animais e que, nos ovos, normalmente se instala na casca, contaminando depois outras partes do alimento.
Como tal, é importante que o ovo seja bem cozido antes de ser consumido. E a ingestão de ovos crus ou com a gema mole não é de todo recomendada, a não ser que tome algumas precauções.
Se gosta mesmo da gema líquida
A gema líquida também tem benefícios. É fonte de colina, uma vitamina que atua no funcionamento cerebral e ajuda a prevenir doenças como Parkinson e Alzheimer.
Antes de consumi-la desta forma, esteja atento e compre sempre ovos frescos, (até sete dias após a data de fabrico). Conserve os ovos no frigorífico e lave-os antes dos cozinhar, diminuindo assim a probabilidade de desenvolvimento de bactérias.
Bom apetite!