Um grupo de investigadores austríacos analisou os hábitos de consumo de álcool e os registos médicos de 611,169 homens, provenientes de 17 estudos anteriores, e concluiu que ingerir vinho branco pode ser prejudicial para a saúde masculina.
Todavia, os mesmos especialistas apuraram que, em contra partida, beber um copo de vinho tinto por dia reduz o risco de aparecimento de cancro na próstata em um oitavo.
Durante o processo de pesquisa, e tendo em conta todos os tipos de uva, os investigadores concluíram inicialmente que consumir uma taça de vinho diariamente não influencia de todo o risco de aparecimento daquele tipo de cancro. Mas após terem separado as bebidas por cor, apuraram que o consumo de vinho branco aumenta a probabilidade de ocorrência de cancro da próstata em 26%, e já o tinto reduz esse risco em 12%.
Os cientistas creem que o resveratrol, uma substância presente na casca das uvas vermelhas, contém propriedades anti cancerígenas capazes de neutralizar os efeitos menos benéficos daquele tipo de álcool.
O vinho tinto tem 10 vezes mais resveratrol do que o branco.
O líder do estudo, Shahrokh Shariat, disse: “Detetar a razão molecular para estas diferenças pode resultar potencialmente em novas estratégias de prevenção”.
Um estudo anterior já tinha concluído que beber cerveja pode aumentar o risco de desenvolvimento de cancro da próstata em 37%.