Obrigar-se a dormir menos (e ficar bem) é possível?

Dormir pode parecer um desperdício de tempo para quem tem mil e uma coisas agendadas diariamente.

acordar

© iStock

Mariana Botelho
04/05/2018 20:15 ‧ 04/05/2018 por Mariana Botelho

Lifestyle

Sono

"Não seria ótimo se conseguíssemos treinar o nosso corpo para que precise de dormir menos?” É a questão que a Time lança a todos os que sentem que têm tanto que fazer ao ponto de dormir parecer um desperdício de tempo.

Felizmente para quem se identifica com o ‘desejo’, investigadores encontraram um método, embora não funcione com qualquer um.

Daniel Buysse, ex presidente da Academia Americana de Medicina do Sono, começa por explicar que há mais pessoas que gostavam de poder dormir menos do que aquelas que efetivamente precisam de dormir menos.

O intervalo de sono ideal varia para cada caso, sendo um fator dependente da idade e atividade física de cada um, ainda assim, estima-se que um adulto deva dormir em média entre 7 a 9 horas, algo que apenas é cumprido por cerca de um terço da população, segundo a Time.

Foram estes números que incentivaram à pesquisa por um método que leve a que o organismo precise de dormir menos, uma necessidade básica essencial para uma boa função do corpo e mente.

O estudo parte da noção de que o limite mínimo de oito horas de sono é levado demasiado a sério. Se não se sente sonolento durante o dia com menos de sete horas de sono, então não precisa de dormir as oito horas recomendadas, aponta Jim Horne, autor do estudo. Para o especialista em sono, é possível passar-se a uma rotina de seis horas de sono por noite, de forma saudável, desde que o faça de forma gradual e mantenha, sempre que considere necessário, uma curta sesta durante a tarde.

Tal medida não deve, contudo, ser tomada por quem considera que já dorme pouco e não consegue manter uma rotina de sono – por muito que precise de fazer render o seu tempo.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas