Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

É possível morrer devido a uma ressaca?

Respondemos à questão que (provavelmente) pergunta a si próprio todos os fins de semana.

É possível morrer devido a uma ressaca?
Notícias ao Minuto

21:00 - 06/05/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mitos

Saiu à noite? Mas não ia beber, Ok, talvez só um copo… Afinal bebeu cerveja, vinho, talvez uns shots e finalizou em grande com mais umas cervejas. E ao acordar na manhã, tarde ou noite seguinte pergunta-se: ‘será que é possível morrer devido a uma ressaca?’

James Siox, diretor do Departamento de Toxicologia, no Instituto Nacional de Medicina Integradora, nos Estados Unidos, responde à ‘eterna’ questão.

“Não. Não se pode morrer por causa de uma ressaca”. O especialista explica que os maiores perigos relacionados com o consumo de álcool ocorrem no momento durante o qual é ingerido e não no dia seguinte. Mas avisa, “É sim possível consumir uma quantidade tão grande de álcool que aquela substância pode tornar-se tóxica e fatal para o organismo”. Porém, se acorda na manhã seguinte sem ter sofrido uma intoxicação ou um envenenamento por álcool, então é porque provavelmente está ‘safo’.

Noutras palavras, assim que reganha a consciência, está possivelmente fora de perigo. Todavia, não está livre de experienciar outros sintomas, que apesar de não serem letais afetam o bom funcionamento do corpo humano.

O consumo em excesso de álcool aumenta a necessidade de urinar, porque afeta a hormona vasopressina, que regula essa necessidade. Quando faz muito xixi, o corpo perde sal, potássio e urinar em excesso interfere ainda na saúde do coração e dos rins.

No caso de vomitar, então está a intensificar os sintomas anteriormente referidos. O que provoca ainda mais desidratação, que pode sim nos casos mais graves matar.

Para além do desconforto físico, a ressaca contribui para o surgimento da sensação de ansiedade e da depressão.

“Depende de pessoa para pessoa, mas se está predisposto a estados depressivos, uma ressaca pode intensificar ainda mais esse estado psicológico”, alerta Siox.

Tal acontece porque o álcool é um depressivo natural, e assim que os efeitos sedativos da bebida começam a desvanecer, o corpo metaboliza o álcool em etanal ou acetaldeído.

Substância essa que destrói a tiamina presente no corpo – a falta deste componente no organismo é o motivo pelo qual se sente tão doente. E interfere ainda com os níveis de dopamina, um neurotransmissor cerebral responsável pelas emoções, que quando são baixos contribuem para uma maior sensação de stress e de depressão.

E se está a pensar para consigo ‘uma vez não são vezes’ - é melhor que tal seja de facto verdade. Ingerir grandes quantidades de álcool, durante longos períodos de tempo, prejudica o coração, provoca pressão arterial elevada e aumenta o risco de enfarte.

Por isso se está a ler este artigo e a sofrer com uma enorme ressaca, as boas notícias são que não vai morrer, mas as más notícias são também que não vai morrer (e vai ter que aguentar!).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório