Apostar no vegetarianismo tem mais vantagens do que especialistas previam

Crê-se que uma alimentação à base de frutas e vegetais pode reduzir o número de mortes em até um terço.

vegetariano

© iStock

Mariana Botelho
30/04/2018 18:05 ‧ 30/04/2018 por Mariana Botelho

Lifestyle

Vegetarianos

Seja por questões ambientais ou de saúde, o número de vegetarianos tem vindo a aumentar cada vez mais. Diz a Associação Vegetariana Portuguesa, com base nos dados do mais atual relatório da Global Data, que 70% da população a nível mundial está a preferir uma alimentação vegetariana, excluindo os produtos animais de forma total ou maioritária. 

Tais dados são bastante positivos aos olhos de especialistas que garantem ser este o caminho para evitar uma significativa percentagem da atual mortalidade.

Com o estudo agora publicado por um grupo de cientistas da Escola de Medicina de Harvard, há benefícios a apontar a par das vantagens de não se comer carne, nomeadamente o consumo de vegetais, que tem um importante papel na prevenção de mortes. Os dados apontam para 30 milhões de mortes a menos, caso se passasse para uma dieta maioritariamente vegetariana (e não necessariamente 100% vegetariana).

Além de ser um meio de se controlar a obesidade, preveniria casos de cancro, cujo número reduz ainda mais com o fim do consumo de tabaco, assim como exercício físico regular.

Embora os dados apresentados sejam ainda prematuros, e careçam de confirmação, aponta-se que quem passe para uma alimentação à base de frutas e vegetais, é capaz de reduzir os níveis de colesterol em até 35% em apenas duas semanas.

Ainda que se tenha de ter atenção ao consumo de ferro, proteína, cálcio e vitamina B12, frequentemente consumida através da carne, é uma ‘pesquisa’ que vale a pena, pela redução de risco de cancro, melhoria da pressão arterial e diminuição da massa gorda. Embora possíveis, são poucos os casos em que a carência de tais nutrientes obriga a que se mantenha o consumo de carne. Ainda assim, aquando da alteração de alimentação, garanta que faz análises para garantir que a sua saúde está, de facto, a melhorar.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas