Morreu a mãe das atrizes Debbie Allen e Phylicia Rashad

Vivian Ayers, mãe das atrizes Debbie Allen e Phylicia Rashad, morreu aos 102 anos. A notícia foi confirmada pela família na quarta-feira, dia 20 de agosto, através de uma nota que foi publicada no Instagram.

NEW YORK, NY - APRIL 25:  Debbie Allen, Vivian Ayers and Phylicia Rashad attend the Broadway Opening Night of  'Saint Joan' at the Samuel J. Friedman Theatre on April 25, 2018 in New York City.  (Photo by Walter McBride/Getty Images)

© Getty Images

Marina Gonçalves
22/08/2025 13:19 ‧ há 3 horas por Marina Gonçalves

Fama

Luto

As atrizes Debbie Allen e Phylicia Rashad estão de luto. Morreu a mãe das artista, Vivian Ayers, aos 102 anos. 

 

Debbie Allen fez uma publicação no Instagram, na quarta-feira, dia 20 de agosto, onde comunicou a morte da mãe. 

"Mamã, transformaste-te naquele pássaro cósmico, o Falcão, que vive e respira liberdade", começou por dizer, referindo-se a uma das obras mais conhecidas e celebradas da sua mãe, o poema de 1957, 'Hawk'.

"Seguiremos o teu rasto de pó dourado e continuaremos a subir mais alto", acrescentou junto de um vídeo com fotografias família e com a música 'Golden Lady', de Stevie Wonder, a acompanhar.

A atriz assinou a publicação e incluiu ainda os nomes dos irmãos e outros membros da família. 

Após a publicação, foram muitos os amigos (incluindo famosos) de Debbie Allen e Phylicia Rashad que usaram a caixa de comentários para mostrar o seu apoio neste momento difícil e deixar as suas condolências à família. 

"Sinto muito pela tua perda e estou a rezar pela tua família", escreveu Octavia Spencer. "Sra. Debbie, envio-vos um grande abraço cheio de amor e orações", disse Storm Reid. "Descansa em paz, rainha", comentou Taraji P. Henson. 

"Sinto muito pela perda da tua querida mãe. Que a sua memória seja uma bênção", pode ler-se no comentário de Karen Pittman. Por sua vez, Susan Kelechi Watson também fez questão de mostrar o seu apoio. "Que luz neste mundo. Envio o meu amor e as minhas mais profundas condolências."

Vivian Ayers morreu semanas depois de ter completado 102 anos

A notícia da morte da mãe de Debbie Allen e Phylicia Rashad chegou dias depois de a família ter celebrado uma grande comemoração. 

Vivian Ayers comemorou o seu 102.º aniversário no passado dia 29 de julho. Na altura, Debbie Allen assinalou a data no Instagram, onde publicou um vídeo da mãe sentada em frente ao bolo de aniversário enquanto estava rodeada da família. 

"A mamã, é o seu 102.º aniversário", disse no vídeo antes de gravar o momento em que lhe cantaram os parabéns. 

"A comemorar os 102 anos com MaTurk! O meu irmão mais velho, Tex, criou um espetáculo de jazz para ela. Quatro gerações estiveram presentes para comemorar. [...] Obrigada a todos os que enviaram flores e demonstraram o seu amor! As comemorações continuam", escreveu a atriz na legenda do vídeo que mostrou as celebrações da data especial. 

Vivian Ayers era poeta e dramaturga. O seu ex-marido e pai das atrizes, Andrew Allen, morreu em 1984.

Além de Debbie Allen e Phylicia Rashad, Vivian Ayers deixou ainda os filhos Andrew Arthur 'Tex' Allen Jr. e Hugh Allen, e ainda outros parentes que a tratavam por 'MaTurk', segundo a People. 

Leia Também: Aubrey Plaza fala sobre a morte do marido: "É uma luta diária"

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas