Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Esclerose múltipla: Estes famosos assumiram a luta contra a doença

Assinala-se este domingo, 4 de dezembro, o Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla.

A esclerose múltipla é uma doença impactante na vida de quem com ela lida e ainda mal conhecida para a ciência. Este domingo, 4 de dezembro, celebra-se o Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla, data que resolvemos assinalar lembrando as figuras públicas que, corajosamente, tornaram público o diagnóstico. 

Christina Applegate, Selma Blair, Jack Osbourne ou a atriz brasileira Ana Beatriz Nogueira estão entre os nomes conhecidos que lidam com esta doença neurológica crónica, que atinge o sistema nervoso central. 

A maioria dos casos de esclerose múltipla são diagnosticados entre os 20 e os 50 anos, mas a doença pode manifestar-se em idades entre os dois e os 75 anos. "Embora não seja fatal, é muito incapacitante, influenciando de modo significativo todos os aspetos da vida dos pacientes", realça a clínica CUF. 

Os primeiros sintomas manifestam-se na perda de sensibilidade ou formigueiros durante três ou quatro dias, podendo durar uma a duas semanas. "Visão turva ou dupla, défices motores, tremores, dificuldade na marcha e na fala, alterações do equilíbrio, problemas de memória e de concentração, fadiga, ou mesmo paralisia e perda completa de visão" são outros dos sintomas a ter em atenção.

Saiba mais sobre a doença aqui: Médico explica: É possível ter uma 'vida normal' com esclerose múltipla

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório