Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Filipa Gonçalves recorda operação de mudança de sexo. "Fiquei em coma"

Nasceu Paulo Filipe, mas aos cinco anos já sabia que vivia num corpo errado.

Filipa Gonçalves recorda operação de mudança de sexo. "Fiquei em coma"
Notícias ao Minuto

22:35 - 15/09/21 por Notícias ao Minuto

Fama Filipa Gonçalves

Filipa Gonçalves recordou a história da sua vida numa reveladora entrevista a Júlia Pinheiro. A filha do futebolista Nené nasceu Paulo Filipe, mas aos cinco anos já sabia que vivia num corpo errado.

"Quando eu saía para a rua era a realidade dura e crua, na escola fui vítima de bullying. Fui vítima muitas vezes de maus-tratos. Nem era o bullying o que mais me magoava, o que me magoava era a humilhação pública, chamavam-me imensos nomes, nomes muito feios... e eu não conseguia passar invisível como tanto queria", começa por revelar a modelo. 

Os pais sempre a apoiaram, mas o mesmo não aconteceu com "metade" da sua família. 

Na escola o sofrimento crescia e o bullying de que era alvo tornou-a "uma pessoa muito triste e oprimida". "Muitas vezes me automutilei, cortava os braços para me impedir de estra ali", confessa.

Filipa Gonçalves começou aos 13 anos, sem nenhuma medicação, a ter a voz a afinar, ancas a alargar e os seis a desenvolverem-se. Os pais achavam que estava a tomar hormonas às escondidas, mas exames pormenorizados provaram que não. 

"A minha contagem cromossómica hormonal dizia que a nível de sexo eu era um rapaz, a nível hormonal eu era uma rapariga", revela, explicando que mais tarde percebeu que com este diagnostico não era uma transexual mas sim pseudo-hermafrodita. 

Aos 14 anos iniciou o processo de mudança de sexo, um processo que só viria a estar concluído aos 19. 

Submeteu-se aos 18 anos à operação que poderia mudar a sua vida, e que lhe permitia a desejada mudança de sexo, mas nada correu como esperado. 

"Fui operada, a operação durou seis horas e eu não acordei. Acordei passado uma semana porque fiquei em coma. O médico criou-me uma fistula vaginointestinal", recorda Filipa, que precisou de ser ostomizada após a intervenção.

Neste período perdeu 30 quilos e foi aí que, no meio de toda a desgraça que vivia, começou a sua carreira de modelo. "Todo o início da minha carreira foi com um saco que nunca ninguém percebeu que o tinha". 

Filipa foi depois novamente operada e conseguiu aos 19 anos concluir o tão desejado processo de mudança de sexo.

Leia Também: Lourenço do 'BB': "Sou transexual e estou aqui para abrir mentalidades"

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório