Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Psiquiatra tece duras críticas a Toy: "Extremamente inacreditável"

Gustavo Jesus notou a falha nos argumentos do artista.

Psiquiatra tece duras críticas a Toy: "Extremamente inacreditável"
Notícias ao Minuto

12:35 - 18/02/21 por Notícias ao Minuto

Fama Toy

Toy deu que falar recentemente quando decidiu defender publicamente, uma vez mais, a legalização do canábis em Portugal. Incrédulo com as declarações do artista, o psiquiatra Gustavo Jesus não poupou nas críticas às mesmas, bem como ao artista.

"Infelizmente, apesar de sempre ter tido a minha simpatia e de merecer a homenagem de todos os que já cantaram e dançaram toda a noite, toda a noite, ao som da sua música, o Toy não escolheu as mensagens certas", afirma.

"Ao contrário do que diz:
- a depressão não é uma doença nova; sempre existiu e é descrita nos mais antigos manuais da medicina, muito antes de existirem medicamentos para a tratar;
- as pessoas não têm depressão por falta de outros problemas em que pensar, como a falta de dinheiro ou de comida. A depressão é uma doença do cérebro que resulta de fatores biológicos e ambientais (que incluem, aliás, os sócio-económicos, como a pobreza). Aqueles que reúnem um conjunto maior de fatores de risco têm mais probabilidade de desenvolver a doença;
- Os antidepressivos não são 'super agressivos', são hoje em dia medicamentos seguros, eficazes e com poucos efeitos adversos, e além disso salvam vidas. Por isso, afirmações como esta são de grande irresponsabilidade, porque podem influenciar quem as ouve no sentido de abandonar o tratamento ou de recusar iniciá-lo (isto partindo do pressuposto de que já ultrapassaram o estigma para ir ao psiquiatra)", explica.

"O Toy finaliza dizendo que estes problemas (referindo-se à depressão) existem. Lá nisso acertou. Mas diz também que “é preciso ter muito cuidado com os químicos”, não se lembrando certamente de que todas as substâncias que têm algum efeito sobre o cérebro são “químicos”. Isso inclui as moléculas ativas da cannabis, da qual falou como possível tratamento, o que é absurdo à luz da evidência que existe", nota.

"Não confundir efeitos psicoativos imediatos de uma substância com o tratamento de uma doença. Portanto, e não excluindo a óbvia importância dos tratamentos psicoterapêuticos, está na altura de arranjar outro argumento para falar mal dos antidepressivos. Porque esses “químicos” salvam vidas.
E essa foi a razão pela qual foi tão preocupante ouvir o Toy. Aliás, mais do que preocupante, foi “extremamente inacreditável", completou.

Leia Também: "É uma vergonha que a canábis seja proibida", defende Toy em direto

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório