Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Vanda Miranda sobre a vida no campo: "Gosto até de cultivar umas alfaces"

A radialista conversou com o Fama Ao Minuto sobre a sua paixão pelo campo e a forma como, em casa, pratica a defesa do ambiente

Vanda Miranda sobre a vida no campo: "Gosto até de cultivar umas alfaces"

Vanda Miranda foi uma das caras conhecidas que marcou presença no evento da marca Havaianas, que decorreu esta quinta-feira, em Lisboa. A ocasião, inspirada na defesa do meio ambiente e das espécies animais, levou-nos a uma conversa com a radialista sobre a suas preocupações com os temas ecológicos. 

A voz da M80 falou-nos da paixão pelo campo e da forma como incute aos filhos - de dez e 24 anos - práticas que defendam o planeta. No olhar de Vanda, "devemos associar-nos a tudo o que defende o ambiente", pois "cada vez temos de nos preocupar mais".

Ao ter uma relação tão próxima com o campo, é mais fácil cultivar essa responsabilidade?

Sim, muito mais fácil. Por exemplo, em relação à água, já há muitos anos que me preocupo com a poupança e transmito muito isto nos meus filhos. Tenho um bocadinho de terra, gosto até de cultivar umas alfaces… Acho que até num apartamento é possível ter uma mini horta, ervas aromáticas, há coisas que crescem perfeitamente numa varanda. Cultivarmos e depois consumirmos dá uma satisfação muito boa. Estamos a voltar às origens.

Mata-se saudades do carinho que as gerações anteriores colocavam no que colhiam da terra.

Sem dúvida. É mesmo recuperar isso. Mas falava da água porque lá em casa sou sempre a que diz para fechar as torneiras. Mas o facto de ter um contacto maior com o campo também me fez perceber que nós na cidade temos tendência para nos queixarmos da chuva, eu comecei a perceber a falta que faz e a apreciar os dias de chuva.

Enquanto mãe, que práticas tem no dia a dia para transmitir esses valores de responsabilidade e prevenção?

Às vezes uso uma mentirinha branca e, quando ele está mais demorado no banho, digo-lhe que os bombeiros precisam de água e às vezes chego a dizer que ligaram lá para casa. Mas são aquelas coisas inofensivas.

Ele tem que idade?

Tem dez anos. Já não acredita, claro. Mas este tipo de coisa de não deixar a água a correr  [merece atenção] porque por vezes é distração e gastam-se mesmo muitos litros sem necessidade. A separação do lixo é uma coisa que fazemos muito lá em casa. Estou muito virada para começar a fazer compostagem uma vez que tenho um espaço ao ar livre.

Ao olhar para os seus filhos, sente que as novas gerações têm um olhar mais atento sobre os problemas ambientais?

Sim, as escolas têm feito um bom trabalho nesse sentido. Fico muito contente por perceber que têm uma consciência ecológica mais desenvolvida do que nós quando tínhamos a idade dele. Às vezes ele chega e diz, por exemplo: ‘Mãe, não devíamos usar guardanapos de papel’. E então começamos a usar de pano. Percebo que ele traz isso de fora e é um contributo para que a família tenha uma preocupação cada vez maior.

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório