Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

"O meu segredo é trabalhar e não pensar na morte"

Ruy de Carvalho completou 92 anos na última sexta-feira, dia 1 de março, tendo contado com uma dia cheio de surpresas e muitas felicitações carinhosas.

É um dos atores mais acarinhados em Portugal e completou 92 anos na última sexta-feira, dia 1 de março, cheio de alegria, força e vontade de viver. Ruy de Carvalho contou com um dia repleto de emoções, tendo recebido muitas manifestações de carinho, não só por parte da família e amigos, mas também dos fãs.

O dia começou às 6h da manhã para se arranjar e marcar presença no programa ‘Alô Portugal’, da SIC, onde desabafou que “o que ganha na reforma não chega para viver com a qualidade que merece”. Depois disso, regressou a casa para almoçar, descansar e preparar-se para a grande homenagem que chegou à noite, num jantar que decorreu em Cascais. Um evento que contou com a presença de vários amigos e familiares do artista.

O Fama ao Minuto esteve presente e, em conversa com a imprensa, Ruy não deixou de referir o quanto estava feliz.

É um dia muito bonito para mim e espero que todos cheguem à minha idade com a minha saúde e a não pensar numa coisa que é certa que é a morte. Foi nos dada uma coisa maravilhosa que se chama vida, portanto, vivamos a vida e não pensemos na morte porque não vale a pena. Há aqueles que, coitadinhos, não podem deixar de pensar nela, ou porque as suas doenças os vão quebrando, e há os outros que estão vivos e que lhes podem dar uma vida melhor”, começa por dizer o ator, partilhando que o seu segredo para chegar aos 92 anos cheio de força e vontade de viver é “trabalhar e não pensar na morte”.

Além de celebrar este dia “muito feliz” junto da família de sangue, Ruy também comemorou a data junto dos que admiram o seu trabalho e talento. “Pertenço a uma família chamada Portugal. Somos todos da mesma família. Os que não são, gostam de estar também cá e agora gostam de comer cá… E descobriram que nós somos um grande país, e nós ainda não descobrimos isso. Os portugueses têm de começar a pensar que têm um grande país, pequenino, mas grande e lindo. Um país que muda de 15 em 15 quilómetros de beleza, de arquitetura, de maneira de falar, de comida… Temos um país muito rico”, disse.

Ruy continua muito ativo, vive sozinho e, apesar de ter uma pessoa que o ajuda com as tarefas domésticas, também mete as ‘mãos na massa’ e cozinha, faz a cama, lava a loiça…

“A minha mãe ensinou-me a cozinhar. Não são só as meninas que têm que saber cozinhar, os homens também têm. Não gosto é de fazer a cama, mas isso paciência. Mas faço porque não gosto de me deitar numa cama não feita, portanto, sou obrigado a fazer a cama. Tenho que lavar a loiça… O homem e a mulher são iguais quando se juntam. São feitos para isso. Já pensaram bem nisso? Nós somos construídos para exatamente ficarmos juntos e sermos iguais. [As mulheres] têm uma virtude, é que são mães. Isso é que nós não podemos ser, só podemos ser pais”, partilha.

Já a caminhar para os 80 anos de carreira, o artista continua a trabalhar em televisão, sendo um dos nomes que vai integrar a nova novela da SIC. Sobre o novo trabalho, Ruy de Carvalho não adiantou grandes pormenores, apenas que vai começar a gravar em abril e que o projeto vai ser filmado em várias zonas do país. E será que está pronto para interpretar mais um papel? “Estou sempre pronto, não sei é se aguento”, respondeu aos jornalista presentes.

Aos 92 anos, confessa que gostava muito de ir à Austrália, mas que não lhe falta fazer nada. “Sei viver a vida e gosto da vida. Sou um homem feliz nesse aspeto”.

Filha mais nova de Ruy de Carvalho não podia estar mais feliz 

Uma das pessoas presentes nesta homenagem ao ator foi a filha mais nova, Paula de Carvalho. Ao lado do pai neste dia tão especial, não deixou de mostrar o quanto está feliz e orgulhosa por o ver chegar aos 92 anos cheio de saúde e força de viver. “Faz-me esquecer que tenho quase 60, o que é uma coisa boa. Mas é ótimo. Ele trabalhar só lhe faz é bem. Aliás, acho que é uma das coisas que o mantém muito ativo é ele ter projetos, uma coisa muito importante. Ele gosta daquilo que faz. Nem toda a gente tem essa sorte, de ter a profissão que gosta e isso é bom”, disse aos jornalistas.

Para si, ser filha de Ruy de Carvalho “é o mesmo que ser filha de outro pai qualquer” à exceção de que tem que “dividi-lo com outras pessoas”. “É um pai excelente… É o meu pai”, afirma.

Ruy contou com a presença de muitas pessoas que lhe são queridas e os familiares mais próximos que não estiveram presentes fizeram questão de o contactar e desejar-lhe uma feliz aniversário. No entanto, recorda Paula, há uma pessoa que fará sempre falta, principalmente em dias como este, mais marcantes: a mãe e companheira de vários anos de Ruy de Carvalho, Ruth, que partiu há mais de dez anos. “Só falta aqui a minha mãe, mas está lá em cima a ver-nos”. 

Henrique, neto de Ruy de Carvalho, sente-se orgulhoso do avô

Quem também fez questão de estar presente na homenagem a Ruy de Carvalho foi o neto Henrique, de 28 anos, também ator. Durante a celebração, o jovem mostrou-se muito orgulhoso do avô. “É um orgulho saber e ter em casa uma pessoa que chega aos 92, é sempre motivo de várias questões e perguntas que lhe faço para saber quais são os segredos dele para chegar até tão longe”, admite.

E quais os segredos para chegar aos 92 anos com tanta vida? “Na verdade ele não tem segredos. Acho que é apenas uma questão mental porque ele come tudo o que não deve, só não bebe… Leva a vida de uma maneira diferente, com mais amor, mais descontraída, sem problemas, acho que é isso”, revela.

Apesar de ter um avô cheio de histórias e memórias para partilhar, Henrique confessa que “na vida nunca aprendemos com as coisas que nos dizem”. “Temos sempre que aprender por nós próprios. E tenho vindo a aprender certas coisas que tenho chegado à conclusão que o que ele me tinha dito [fazia sentido]… Dizemos que sim [sem dar grande importância], mas depois quando chegamos mais tarde percebemos que afinal era verdade”, explica.

No entanto, há um tema muito falado pelo avô que sempre o deixou curioso: o amor. “Uma coisa que ele refere muito é a importância do amor em tudo, e sempre foi um tema que me fascinou por causa da maneira como ele fala dele. É um tema que ultimamente me tem puxado muito a estudar. Acho que essa é uma das maiores coisas que ele me ensinou. A estudar aquilo que é o amor, a religião…”, partilha.

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório