Saldo conjunto das balanças corrente e de capital caiu em fevereiro

Para a evolução contribuíram todas as componentes da balança corrente e de capital, com exceção da balança de serviços.

Eleições Portugal Bandeira Campanha

© dr

Notícias ao Minuto
18/04/2018 11:11 ‧ 18/04/2018 por Notícias ao Minuto

Economia

BdP

O Banco de Portugal (BdP) anunciou esta quarta-feira que o saldo conjunto das balanças corrente e de capital fixou-se em -556 milhões de euros em fevereiro, o que compara com -159 milhões de euros em igual período de 2017. Para esta evolução contribuíram todas as componentes da balança corrente e de capital, com exceção da balança de serviços.

Segundo o relatório do BdP, comparando com igual período de 2017, a balança de bens e a balança de serviços tiveram evoluções distintas, com a primeira a aumentar o défice em 362 milhões de euros e a segunda a aumentar o excedente em 259 milhões de euros, essencialmente devido à rubrica de viagens e turismo, cujo saldo passou de 757 milhões para 929 milhões.

Até fevereiro, as exportações de bens e serviços cresceram 8,3%, ficando abaixo dos 9,0% registados nas importações.

Em resultado, a balança de bens e serviços aumentou o défice para 403 milhões de euros que compara com 299 milhões de euros no ano anterior. O défice da balança de rendimento primário aumentou 208 milhões de euros para 599 milhões de euros, sobretudo devido à redução de rendimentos de investimento recebidos do exterior.

O supervisor salienta ainda o aumento de depósitos de entidades não residentes em bancos, mais que compensado pelo investimento em títulos de dívida, emitidos por não residentes, por outras entidades do setor financeiro. De referir ainda o reembolso antecipado ao FMI, pelas administrações públicas, no âmbito do Programa de Assistência Económica e Financeira.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas