Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Quer saber se está a pagar IMI a mais? Simule

A DECO considera que há portugueses a pagar mais IMI do que o devido. Para saber se é o caso pode usar o simulador. Precisa apenas da caderneta predial.

Quer saber se está a pagar IMI a mais? Simule
Notícias ao Minuto

12:08 - 28/03/18 por Notícias ao Minuto

Economia Impostos

A Associação para a Defesa do Consumidor (DECO) considera que o portugueses estão a pagar 100 euros a mais, em média, de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Por isso, recomenda que os contribuintes verifiquem as situações através de um simulador para saber se estão ou não a pagar mais.

Para isso, terá de inserir os dados da caderneta predial, que pode descarregar no Portal das Finanças. “Todos os dados de que vai precisar estão na caderneta predial do imóvel. Em poucos instantes recebe um e-mail com a resposta. Se já fez esta simulação há mais de três anos, pode agora voltar a fazê-lo e eventualmente conseguir nova poupança”, refere a DECO. Para aceder ao simulador pode clicar neste link.

Caso verifique que é um dos proprietários a receber a pagar mais IMI do que o suposto, imprima o modelo 1 do IMI, preencha-o e apresente-o no serviço de Finanças, solicitando a atualização do valor do imóvel. O pedido tem de ser entregue até 31 de dezembro para ter efeito no ano seguinte.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório