Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

IVA aproximou CDS e PS e houve convergência a três nas despesas

As mexidas no IVA e o dossier das despesas foram alvo de convergência entre o CDS e o PS nas negociações que acabaram, contudo, por fracassar. E, no que toca às despesas, também o PSD entrou na sintonia, escreve hoje o Público.

IVA aproximou CDS e PS e houve convergência a três nas despesas
Notícias ao Minuto

09:32 - 23/07/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Abertura

Apesar das negociações para um compromisso de salvação nacional não terem dado os frutos esperados, a coligação PSD/CDS chegou a acordo em alguns pontos com os socialistas.

O deputado socialista Óscar Gaspar, conselheiro de António José Seguro, que esteve sentado à mesa das negociações, reconheceu ao jornal Público a existência de alguma sintonia entre os três partidos em várias matérias, nomeadamente a possibilidade de o fisco aceitar pagamentos a prestações, frisando que as três delegações conseguiram igualmente um denominador comum ao nível da despesa pública.

O jornal aponta que nos partidos da maioria reconhecia-se o trabalho para reduzir a despesa primária para 40% do PIB até 2018, enquanto o PS assumiu que a "despesa corrente primária deve estabilizar, em particular na "despesa directamente relacionada com os rendimentos".

Óscar Gaspar indicou também como exemplo dessa convergência com o PS a abertura do CDS em aceitar a redução do IVA para a restauração. No documento socialista, tornado público na sexta-feira, defendia-se para o próximo ano uma “redução do IVA da restauração, repondo a taxa intermédia de 13%", e, na proposta centrista admitia-se "estudar as conclusões do grupo de acompanhamento à questão do IVA da restauração, visando soluções mais favoráveis, sem prejudicar a consolidação".

Outra matéria em que houve convergência a três foi na questão da fiscalidade. Os socialistas queriam "uma redução progressiva do IRC" e o PSD, nas suas propostas tornadas públicas na sexta-feira, disponibilizou-se para "promover uma revisão do IRC, IRS, IVA e fiscalidade verde", enquanto o CDS foi mais longe e defendeu a "comissão de revisão do IRS".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório