Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Confiança dos empresários alemães baixa ligeiramente em dezembro

O índice de confiança empresarial na Alemanha baixou ligeiramente em dezembro até aos 117,2 pontos depois do máximo histórico de 117,61 pontos que tinha alcançado em novembro, informou hoje o Instituto de Investigação Económica (IFO).

Confiança dos empresários alemães baixa ligeiramente em dezembro
Notícias ao Minuto

11:43 - 19/12/17 por Lusa

Economia Ifo

A ligeira descida deveu-se, segundo o instituto alemão, a um menor otimismo sobre as expectativas empresariais, ainda que a confiança continue a ser excelente, embora "não tão eufórica" como em novembro.

Os empresários referiram a situação atual do seu negócio de uma forma melhor do que no mês passado (com 125,4 pontos, face aos 124,5 de novembro).

No setor industrial, o índice não conseguiu manter o seu nível recorde de novembro, embora os empresários valorizem a situação atual devido ao aumento de pedidos, refere o IFO, que mensalmente produz este inquérito a cerca de 7.000 empresas alemãs.

As empresas esperam um crescimento dos preços no setor.

No comércio grossista, a confiança baixou consideravelmente, assim como a satisfação com a situação do negócio e a valorização das perspetivas para os próximos meses.

No comercio a retalho, o clima de confiança subiu, com os empresários a aguardarem pela época natalícia e que a situação dos seus negócios melhore nos próximos meses.

A confiança empresarial aumentou igualmente no setor da construção, assim como os indicadores sobre a estimativa da situação atual e expectativas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório