Confiança dos empresários alemães baixa ligeiramente em dezembro

O índice de confiança empresarial na Alemanha baixou ligeiramente em dezembro até aos 117,2 pontos depois do máximo histórico de 117,61 pontos que tinha alcançado em novembro, informou hoje o Instituto de Investigação Económica (IFO).

Notícia

© iStock

Lusa
19/12/2017 11:43 ‧ 19/12/2017 por Lusa

Economia

IFO

A ligeira descida deveu-se, segundo o instituto alemão, a um menor otimismo sobre as expectativas empresariais, ainda que a confiança continue a ser excelente, embora "não tão eufórica" como em novembro.

Os empresários referiram a situação atual do seu negócio de uma forma melhor do que no mês passado (com 125,4 pontos, face aos 124,5 de novembro).

No setor industrial, o índice não conseguiu manter o seu nível recorde de novembro, embora os empresários valorizem a situação atual devido ao aumento de pedidos, refere o IFO, que mensalmente produz este inquérito a cerca de 7.000 empresas alemãs.

As empresas esperam um crescimento dos preços no setor.

No comércio grossista, a confiança baixou consideravelmente, assim como a satisfação com a situação do negócio e a valorização das perspetivas para os próximos meses.

No comercio a retalho, o clima de confiança subiu, com os empresários a aguardarem pela época natalícia e que a situação dos seus negócios melhore nos próximos meses.

A confiança empresarial aumentou igualmente no setor da construção, assim como os indicadores sobre a estimativa da situação atual e expectativas.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas