Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Quer entrar num MBA? Saiba onde (e como) pode poupar no financiamento

Num momento em que os mestrados na área económica e financeira são cada vez mais procurados, o Economia ao Minuto pediu ajuda ao ComparaJá para perceber as melhores soluções de financiamento.

Quer entrar num MBA? Saiba onde (e como) pode poupar no financiamento
Notícias ao Minuto

07:22 - 22/07/17 por Bruno Mourão

Economia Ensino

Enquanto as universidades vão aumentando a qualidade dos MBA (Master in Business Administration) oferecidos, os bancos vão alargando as ofertas de financiamento especializado para um tipo de formação que é conhecido pelos elevados preços. 

O Economia ao Minuto quis perceber melhor quais são as opções para os estudantes e por isso, pediu ajuda à plataforma de comparação de produtos financeiros ComparaJá, que analisou o tema exclusivamente e apresenta várias conclusões. 

Desde logo, a escolha da universidade é a mais importante para definir o custo do mestrado: No ISEG, as propinas ascendem a um total de 17.500 euros, uma valor que sobe para 19.990 euros na formação do INDEG-ISCTE, para 23.500 euros na Porto Business School, para 29.500 euros na AESE e para 36 mil euros no MBA conjunto da Universidade Católica e da Nova SBE. 

Mas estes são os preços base, e tendo em conta que estes valores são incomportáveis para muitas carteiras, é muito provável que os empréstimos bancários sejam a solução mais procurada. Como salienta o ComparaJá, "existem algumas instituições financeiras a disponibilizar aos consumidores crédito especializado para formação, disponibilizando valores entre os mil e os 75 mil euros e TAEG a rondar os 5%", uma taxa que o diretor geral do ComparaJá.pt Sérgio Pereira define como "manifestamente baixa' em comparação com outros produtos de crédito. 

Como é normal, as ofertas variam de banco para banco, mas há um nome que se destaca neste tipo específico de financiamento: "Entre as propostas mais económicas em termos de Montante Total Imputado ao Consumidor (MTIC), taxas de juro e mensalidade, destaca-se a oferta do Montepio". 

Tanto no MBA mais cara como nos mais baratos, a mensalidade exigida pelo Montepio aos estudantes é a mais baixa dos bancos analisados pelo ComparaJá, surgindo como alternativa mais barata à frente de nomes como o Novo Banco, Caixa Geral de Depósitos, BPI, Crédito Agrícola e até da Cofidis. 

Recorrendo ao Montepio, o MBA do ISEG custará um total de 19.429 euros, com mensalidade de 324 euros, e o MBA da Nova SBE e da Universidade Católica custa 39.777 euros, com mensalidades de 667 euros. 

"Tal como qualquer outro empréstimo, os consumidores devem ter atenção a alguns aspetos caso pretendam contratar um produto desta natureza, nomeadamente condições de pagamento e períodos de carência, assim como todas as comissões de abertura do dossier. O custo do crédito (montante total imputado), condições para obter o empréstimo, manter a taxa de juro ou saber se existem ou não outros benefícios associados são também importantes", lembra Sérgio Pereira, em jeito de conclusão.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório