Meteorologia

  • 13 JUNHO 2021
Tempo
21º
MIN 18º MÁX 29º

Edição

CGD: Trabalhadores em França questionam banco sobre planos para sucursal

Os representantes dos trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos (CGD) em França questionaram o presidente executivo do banco se o plano de reestruturação prevê a alienação da sucursal naquele país ou uma redução da sua atividade e de funcionários.

CGD: Trabalhadores em França questionam banco sobre planos para sucursal

Numa carta aberta dirigida na terça-feira a Paulo Macedo e hoje divulgada, os signatários reclamam uma "resposta clara e formal sobre o futuro da sucursal de França da CGD", onde trabalham mais de 500 funcionários e onde, dizem, "o clima social" tem vindo "a degradar-se" face a "procedimentos manageriais impróprios de uma empresa a 'fortiori' pública".

"No âmbito do plano de reestruturação da CGD prevê-se a tomada de qualquer medida no que diz respeito à sucursal França?", questionam, perguntando ainda se a administração prevê "a alienação total da sucursal ou a redução de atividade desta, designadamente através da alienação de balcões, carteira de clientes, encerramento de balcões ou supressão de atividades".

A eventual "redução de trabalhadores", e "sob que modalidades", é outra questão colocada ao presidente da comissão executiva da Caixa.

Solicitando uma "clarificação rápida e formal das disposições previstas para a sucursal de França", os representantes dos trabalhadores garantem que "defenderão intransigentemente os seus postos de trabalho, bem como a manutenção da CGD-França na esfera pública e a continuidade da prestação do serviço público da banca na maior comunidade portuguesa da Europa e das maiores comunidades portuguesas do mundo, avaliada em cerca de 1,5 milhões de pessoas".

"Não podemos admitir que a banca pública conserve sucursais em paraísos fiscais como as Ilhas Caimão ou Macau e queira privatizar a sucursal do país emblemático da emigração portuguesa na Europa, a saber a França", sustentam, salientando que, nos últimos anos, se tem dirigido para este "um contingente anual de milhares de emigrantes que constituem, segundo os últimos dados conhecidos, o primeiro contingente de novos emigrantes em França".

PD // JNM

Noticias Ao Minuto/Lusa

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório