Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Europa injectou 9 milhões por dia em Portugal durante 25 anos

Nos últimos 25 anos, entre 1986 e 2011, Portugal recebeu 80,9 milhões de euros de apoios comunitários. Feitas as contas, entraram todos os dias nos cofres portugueses cerca de nove milhões de euros, escreve esta quinta-feira o Diário de Notícias.

Europa injectou 9 milhões por dia em Portugal durante 25 anos
Notícias ao Minuto

11:20 - 30/05/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Fundos comunitários

O valor que Portugal recebeu entre 1986 e 2011 vindo de fundos estruturais e de coesão ascende aos 80,9 milhões de euros, ou seja, nos últimos 25 anos Bruxelas enviou todos os dias para o nosso País nove milhões de euros.

De acordo com o estudo ’25 Anos de Portugal Europeu’, realizado para a Fundação Francisco Manuel dos Santos e a que o Diário de Notícias teve acesso, foi entre 2000 e 2006 que Portugal recebeu mais dinheiro vindo de Bruxelas, cerca de 4,27 mil milhões de euros por ano. Em sentido contrário, foi no período entre 1989 e 1993 que chegou menos dinheiro da Europa, cerca de 2,9 mil milhões.

Para Carlos Costa Neves, antigo secretário de Estado dos Assuntos Europeus, “a execução nacional contribuiu para o desenvolvimento de Portugal, mas há que reconhecer alguns erros cometidos, nomeadamente na aposta excessiva em infra-estruturas, principalmente rodoviárias”. Uma opinião partilhada pela especialista em assuntos europeus, Isabel Meirelles, que refere o “desperdício e falta de controlo na aplicação dos fundos. Devia-se ter investido mais nos sectores reprodutivos e não na política do betão”.

Por outro lado, o socialista Vitalino Canas sublinha a importância e boa aplicação dos fundos nos sectores das infra-estruturas e na formação. Apesar de admitir um certo “abuso no Fundo Social Europeu nos primeiros anos”, o ex-porta-voz do PS frisa que “ao longo dos tempos essas questões foram sendo resolvidas”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório