"É preciso que sejam afastadas as medidas que afetariam o comércio"

A economia mundial deve evitar "restrições" comerciais e migratórias que possam travar a dinâmica atual e deteriorar as condições de vida no globo, defendeu hoje a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde. "É preciso que sejam afastadas medidas que afetariam o comércio"

Notícia

© Getty Images

Lusa
14/03/2017 17:34 ‧ 14/03/2017 por Lusa

Economia

Lagarde

"Devemos evitar coletivamente impor danos a nós próprios. É preciso que sejam afastadas as medidas que afetariam gravemente o comércio, migrações, o fluxo de capitais e a partilha de tecnologias", assegurou a dirigente numa mensagem por ocasião da reunião dos ministros das Finanças e responsáveis de bancos centrais do G20 que vai decorrer em Baden-Baden, na Alemanha.

A administração Trump ameaça vários parceiros, incluindo China e México, com medidas protecionistas, que pretendem criar emprego em território norte-americano, com o risco de desencadear medidas de represália e uma guerra comercial.

"As restrições trariam pouco aos que são afetados pelo desenvolvimento do comércio e pela tecnologia", afirma a instituição num relatório divulgado hoje.

Segundo o FMI, as medidas protecionistas aumentariam o custo de vida, prejudicando os que têm rendimentos mais baixos.

O FMI defende igualmente o multilateralismo que a administração Trump criticou várias vezes com críticas à Organização Mundial do Comércio (OMC).

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas