Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Mercadona está a chegar e já contratou mais de 80 quadros

A Mercadona já contratou cerca de 85 quadros médios em Portugal de um total de 350 trabalhadores que pretende ter até 2019, quando abrir os primeiros quatro supermercados na zona do Grande Porto.

Mercadona está a chegar e já contratou mais de 80 quadros
Notícias ao Minuto

19:28 - 01/03/17 por Lusa

Economia Supermercados

"Portugal é um país em que vale a pena investir e em que viemos para ficar", disse hoje, em Valência, a diretora das Relações Externa para Portugal da Mercadona, Elena Aldana, a um grupo de jornalistas portugueses convidados para visitar a sede da empresa.

De acordo com esta responsável da empresa, já foram contratados ou estão em vias de o ser entre 70 e 100 quadros intermédios de direção de um total previsto de 150, e estima-se que no final da primeira fase de expansão em Portugal, em 2019, deverá haver mais 200 empregados para trabalhar nas superfícies comerciais.

A cadeia de retalho espanhola prevê realizar um investimento de 25 milhões de euros até 2019 nos escritórios que já tem no Porto e em Lisboa, assim como na construção de quatro supermercados que vão abrir na zona do Grande Porto.

A primeira destas superfícies comerciais será aberta na freguesia do Canidelo, concelho de Vila Nova de Gaia.

A empresa comprou em 2016 cerca de 52 milhões de euros de produtos em Portugal para serem vendidos nos cerca de 1.614 supermercados que tem em Espanha.

Elena Aldana assegurou que as superfícies que vão ser abertas em Portugal terão produtos a pensar nos clientes portugueses.

"A nossa estratégia é desenvolver os produtos que os clientes querem", disse a responsável da empresa, acrescentando que, "se o cliente português quiser produtos portugueses, então serão comprados produtos portugueses".

Segundo dados fornecidos pela Mercadona, a empresa é líder do mercado de distribuição e venda de produtos alimentares em Espanha com uma quota superior a 20% (medida em termos de volume de mercadoria), à frente de concorrentes como o Grupo Dia, Carefour ou Lidl.

Com 76.000 trabalhadores em Espanha, a Mercadona fechou 2015 com um volume de faturação de 20.831 milhões de euros, um aumento de 3% em relação ao ano anterior, e um lucro de 611 milhões de euros, um crescimento de 12%.

Na quinta-feira, a empresa familiar nascida em 1977, que não está cotada na bolsa, irá anunciar os resultados obtidos em 2016.

A empresa espanhola anunciou em junho passado que tinha decidido iniciar o processo de internacionalização, tendo escolhido Portugal para abrir os primeiros supermercados fora de Espanha.

A diretora das Relações Externa para Portugal da Mercadona confirmou ainda que até ao final do segundo trimestre de 2017 a empresa irá abrir em Matosinhos, nos arredores do Porto, um "centro de coinovação", para conhecer "os hábitos e preferências dos consumidores portugueses" antes de abrir o seu primeiro supermercado em Portugal.

Este "laboratório de ideias" terá 1.000 metros quadrados, vai estar localizado na Avenida Menéres, em Matosinhos, e irá juntar-se aos 12 centros deste tipo que a empresa já tem em Espanha.

"O centro de coinovação permitirá à empresa conhecer os hábitos e a procura dos 'jefes'", como denomina internamente os seus clientes, segundo Elena Aldana.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório