A SIBS e a EDP estabeleceram uma parceria para combater a fraude e reforçar a segurança dos consumidores, tendo já bloqueado mais de 250 referências de pagamento fraudulentas desde fevereiro. Além disso, foi lançada uma ferramenta que permite que os clientes confirmem se a fatura que receberam é ou não falsa.
"Com a ajuda da EDP, perceba se está a ser vítima de fraude", pode ler-se no site da elétrica, ao qual pode aceder aqui.
Na prática, deve indicar que tipo de comunicação recebeu - SMS ou email - indicar se a mensagem que recebeu solicitava um pagamento através de dados bancários e, depois, qual a entidade apresentada.
Se a entidade não pertencer à EDP, aparece a seguinte mensagem: "Com base na informação que nos deu, alertamos que o SMS que recebeu é fraudulento".
A colaboração entre a SIBS e a EDP assenta na criação de um canal direto entre as duas entidades, permitindo à SIBS cancelar rapidamente referências reportadas como fraudulentas pelos consumidores à EDP, de acordo com um comunicado conjunto das duas empresas hoje divulgado.
Nos primeiros três meses, foram confirmados e bloqueados 100% dos casos denunciados com evidências.
Leia Também: Estão a ser bloqueadas referências de pagamento fraudulentas (contribua!)