Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 21º

Rating e perspetiva? Fitch mantém tudo na mesma

Agência de notação optou por não alterar a avaliação da dívida soberana portuguesa.

Rating e perspetiva? Fitch mantém tudo na mesma
Notícias ao Minuto

21:28 - 03/02/17 por Patrícia Martins Carvalho com Lusa

Economia Notação

A Fitch mantém o rating de Portugal em BB+, isto é, num nível especulativo, também considerado lixo.

Quanto ao outlook, ou seja, as perspetivas para o futuro, também este se mantém no mesmo nível: estável.

A agência de notação sublinha, no comunicado publicado no seu site, que os “riscos macroeconómicos internos estão mais moderados”, mais alerta que “Portugal continua vulnerável a fatores externos”.

"O rating da dívida pública de Portugal é suportado por instituições robustas, um forte ambiente empresarial e um dos maiores rendimentos per capita na categoria BB", justificou a agência de notação financeira.

Porém, acrescentou que estes fatores eram contrabalançados por "elevados níveis de endividamento público e privado, um fraco desempenho no crescimento e problemas herdados no sistema financeiro".

A Fitch salientou também que a economia recuperou no segundo semestre de 2016, graças "ao aumento das exportações e à renovação da confiança dos consumidores associada a uma subida do emprego".

A agência salienta também que os riscos macroeconómicos internos diminuíram, mas que Portugal permanece vulnerável aos desenvolvimentos externos.

"Uma estrita estratégia de consolidação" orçamental permitiu ainda a melhoria do desempenho nas contas públicas, com o Governo a apresentar um resultado melhor do défice do que a Fitch esperava (2,3% do PIB contra 2,7%).

Para 2017, acrescentou a Fitch, o Orçamento apresenta uma estratégia de consolidação similar à de 2016. Mas a recapitalização da CGD (2,7 mil milhões de euros, especificou) ameaça o resultado final, previu a agência.

A Fitch prevê que o défice em 2017 se situe perto dos 3% do PIB, com a recapitalização da CGD a representar cerca de 1,1% do PIB.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório