Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
30º
MIN 17º MÁX 30º

Em nome do bem estar, os franceses podem ignorar o e-mail profissional

Para melhorar a relação dos trabalhadores com a tecnologia, o governo francês criou uma nova lei que protege o direito a 'desligar' a ligação ao e-mail e telefone profissional fora do trabalho.

Em nome do bem estar, os franceses podem ignorar o e-mail profissional
Notícias ao Minuto

13:11 - 02/01/17 por Bruno Mourão

Economia Dispositivos

O direito ao descanso tecnológico está oficialmente consagrado na lei francesa. A partir do primeiro dia de 2017, os trabalhadores passaram a ter legalmente direito a não consultar o e-mail do trabalho em determinadas horas do dia. 

Segundo o decreto publicado no início do ano, as empresas com mais de 50 trabalhadores vão ter de dar aos funcionários a liberdade de negociar alturas do dia de descanso tecnológico, durante as quais não são obrigadas a dar resposta aos e-mails ou mensagens de âmbito profissional. Se empresa e funcionário não chegarem a acordo, cada pessoa terá direito a definir as próprias regras e a comunicá-las ao empregador. 

No entanto, as regras não são ainda obrigatórias, abrindo a porta a situações de pressão profissional em que não são definidas regras de empresa e a situação mantém-se como tem sido hábito até agora.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório