Novas notas de 5 euros ainda não chegaram aos comerciantes

A nova nota de 5 euros, da série Europa, que entrou em circulação esta quinta-feira, ainda não é visível nas carteiras e bolsos de comerciantes e clientes, nem nas de quem levanta dinheiro em caixas multibanco.

Novas notas de cinco euros ainda por aparecer nas carteiras dos comerciantes

© Lusa

Lusa
02/05/2013 16:00 ‧ 02/05/2013 por Lusa

Economia

Porto

Das cerca de 20 comerciantes do Mercado do Bolhão, no Porto, contactadas pela Lusa, nenhuma tinha, até às 13h00 desta quinta-feira, recebido ou trocado qualquer exemplar da nova nota, ainda que todas tenham ouvido falar dela "na televisão", sobretudo a propósito da "maior segurança" que possui face às falsificações.

Para Marília Brandão, comerciante de 70 anos que trabalha há 60 a vender frangos no maior mercado da baixa do Porto, a segurança da nova nota é quase indiferente, porque já foi "burlada várias vezes" e teve que ir a tribunal "por causa de notas falsas de 20 e 10 euros", pelo que "nos primeiros dias" de cada nova nota desconfia "de todas e de tudo".

Também Amélia Reis, com 58 anos e comerciante no Bolhão há 30, disse à Lusa que acha que reconhece a nota se a vir, porque também a viu na televisão, mas afiança que vai "estar atenta", porque "hoje em dia há que se estar preparado para tudo", enquanto aconselha "sempre muito cuidado quando se está a receber".

Já Luísa Silva, 54 anos e também comerciante no Bolhão desde os dez, está "ansiosa por apanhar uma dessas novas notas na mão".

"A primeira que apanhar, vou guardar como recordação", disse, admitindo que sabe apenas que é "um bocadinho mais amarelada" e que viu "um senhor a mostrá-la na televisão, a dizer que é um bocado diferente, que tem uma imagem de uma história qualquer de uma senhora e que é um pouco diferente - os cinco euros transformam-se em verde e azul e de resto é tudo quase igual".

Todas as comerciantes entrevistadas pela agência Lusa consideraram que as notas de cinco euros já "valem pouco" e que só raramente as conseguem levantar, algo que também várias pessoas abordadas em caixas multibanco corroboraram, admitindo que já só levantam em "números redondos", até porque só "muito de vez em quando" é que as máquinas possuem notas de cinco.

Para Nuno Vilela, de 67 anos e taxista há 34, a dificuldade de falsificação da nota é bem-vinda, na medida em que já teve que "lidar com falsificações de notas" quando sofreu "um prejuízo de 2.000 escudos", que recebeu "ainda nesse tempo" e que acatou, para "não estar a enganar ninguém."

"Em euros, ainda não me apareceu nenhuma nota falsa", revelou, exibindo "um protótipo" da nova nota, na forma de um calendário, para não se esquecer do novo aspecto da mais baixa forma dobrável de pagar em euros.

"Já tenho um protótipo e já estou informado sobre como são essas novas notas", assegurou, acreditando que não será "enganado, à partida..."

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas