Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 16º

Saldo de trocas comerciais com Brasil é desfavorável para Portugal

O saldo das trocas comerciais entre Portugal e o Brasil tem sido desfavorável ao país europeu pelo menos desde 2011, tendo piorado 127% no primeiro semestre deste ano, para uma balança comercial desfavorável em 427,1 milhões de euros.

Saldo de trocas comerciais com Brasil é desfavorável para Portugal
Notícias ao Minuto

11:00 - 30/10/16 por Lusa

Economia Balança comercial

De acordo com os dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AIECP), as exportações portuguesas para o Brasil diminuíram quase 19% no primeiro semestre do ano, de 335,6 milhões para 272 milhões de euros, enquanto as importações aumentaram 33,5%, passando de 523,8 milhões para quase 700 milhões nos primeiros seis meses deste ano.

A balança comercial entre os dois países tem sido, pelo menos nesta década, sempre favorável ao Brasil, com valores que chegam a um excedente de 879 milhões de euros, em 2011, mas que quase se equilibraram, para 93 milhões em 2013.

Na base deste saldo está essencialmente a estagnação das exportações, que entre 2011 e 2015 aumentaram apenas 0,2%, o que ainda assim é positivo face à diminuição das compras de Portugal ao Brasil, que diminuíram 10,6% nesses anos.

Os produtos agrícolas, veículos e máquinas e aparelhos representam mais de dois terços das vendas de Portugal para o Brasil, enquanto que só o petróleo e a soja são responsáveis por praticamente metade das compras portuguesas ao Brasil.

As trocas comerciais entre Portugal e os países lusófonos aproximaram-se dos 5,5 mil milhões de euros no ano passado, caindo 22% face aos quase 7 mil milhões de 2014, segundo dados do Instituto Nacional de Estatísticas.

De acordo com os dados compilados pela Lusa, as trocas comerciais entre Portugal e Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, totalizaram 6,99 mil milhões de euros em 2014, tendo descido para 5,43 mil milhões no ano passado.

Olhando para a balança comercial do ano passado, que mostra o saldo entre as exportações e as importações de Portugal face a estes países, comprava-se que o saldo só foi negativo face ao Brasil e à Guiné Equatorial, mas não o suficiente para influenciar o saldo total, positivo para Portugal em 1,3 mil milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório