Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

O que enlouquece um Nobel da Economia? "O fetiche do défice"

Um dos mais famosos pensadores económicos do mundo tem uma mensagem muito clara para os mercados: "Se está a criar-se passivo para aumentar os ativos, então são bons investimentos".

O que enlouquece um Nobel da Economia? "O fetiche do défice"
Notícias ao Minuto

08:38 - 22/10/16 por Bruno Mourão

Economia Joseph Stiglitz

A crise financeira criada pela queda do Lehman Brothers em 2008 gerou nos mercados mundiais uma vaga de preocupação com as dívidas públicas nunca antes vista. Como estratégia para lidar com o desequilíbrio entre produção e endividamento, a austeridade mostrou uma face particularmente visível na Europa, onde casos como Portugal, Grécia e Irlanda se tornaram exemplos a não seguir pelo resto do mundo. 

Para Joseph Stiglitz, Nobel da Economia em 2001, esta avaliação dos mercados tornou-se um autêntico "fetiche do défice" e em entrevista ao Business Insider, explica porquê: "Ninguém olharia para uma empresa e diria: Olhem para a dívida que esta empresa tem" 

"Qualquer pessoa perguntaria: Quais são os ativos? Qual é o passivo? Qual é o valor líquido? Mas não sei porquê, quando se chega aos Estados, ninguém pergunta o mesmo. Ficam preocupados se o governo aumenta a dívida, mesmo que seja para investir em infraestruturas, nas pessoas e em tecnologia que faça crescer o país", refere o economista norte-americano. 

O antigo conselheiro de Bill Clinton para a política económica garante que a dívida deve sempre ser vista em contraponto com a criação de ativos de futuro e um elevado peso do endividamento não significa necessariamente um desequilíbrio económico: "Se está a criar-se passivo para aumentar os ativos, então são bons investimentos". 

"Tendo em conta que agora os Estados conseguem financiamento a taxas muito perto de zero, com a inflação a 1% ou 2%, investir dá um retorno real de 20% ou 30%. É disparatado não fazer esses investimentos", assegura Stiglitz. 

O Nobel da economia vai ainda mais longe e deixa uma mensagem especial para os analistas e estrategas de Wall Street: "Quando vejo supostos especialistas financeiros que não percebem nada de economia, isso põe-me louco".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório