Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

A libra chegou hoje a mínimos de 168 anos

Os mercados continuam a castigar severamente a moeda pela decisão dos britânicos de sair da União Europeia. As taxas de câmbio pareciam ter estabilizado em meados de setembro, mas as últimas semanas trouxeram de volta as quedas.

A libra chegou hoje a mínimos de 168 anos
Notícias ao Minuto

17:50 - 14/10/16 por Bruno Mourão

Economia Divisas

O 'crash' parcial na sexta-feira passada fazia temer novos mínimos históricos e no espaço de uma semana, os mercados colocaram a libra esterlina em níveis que já não se viam há mais de um século e meio, garante o site Metro. 

Durante o discurso desta manhã de David Davis, o secretário governamental responsável pelo processo de saída britânica da União Europeia, a libra caiu para os 1,2117 dólares, um mínimo desde 1848. 

Para se ter noção do contexto histórico, em 1848 a Europa estava em plena 'primavera' de revoluções e ainda não se pensava sequer que fosse possível entrar em duas Guerras Mundiais no espaço de um século. 

O colapso do Brexit foi abrandando ao longo do dia e não se prevê que o fecho europeu seja tão catastrófico, mas a tendência nos mercados da próxima semana poderá mesmo confirmar a renovação dos mínimos históricos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório