A libra chegou hoje a mínimos de 168 anos

Os mercados continuam a castigar severamente a moeda pela decisão dos britânicos de sair da União Europeia. As taxas de câmbio pareciam ter estabilizado em meados de setembro, mas as últimas semanas trouxeram de volta as quedas.

Conjunto de 30 personalidades publica manifesto pela defesa da UE

© Reuters

Bruno Mourão
14/10/2016 17:50 ‧ 14/10/2016 por Bruno Mourão

Economia

Divisas

O 'crash' parcial na sexta-feira passada fazia temer novos mínimos históricos e no espaço de uma semana, os mercados colocaram a libra esterlina em níveis que já não se viam há mais de um século e meio, garante o site Metro. 

Durante o discurso desta manhã de David Davis, o secretário governamental responsável pelo processo de saída britânica da União Europeia, a libra caiu para os 1,2117 dólares, um mínimo desde 1848. 

Para se ter noção do contexto histórico, em 1848 a Europa estava em plena 'primavera' de revoluções e ainda não se pensava sequer que fosse possível entrar em duas Guerras Mundiais no espaço de um século. 

O colapso do Brexit foi abrandando ao longo do dia e não se prevê que o fecho europeu seja tão catastrófico, mas a tendência nos mercados da próxima semana poderá mesmo confirmar a renovação dos mínimos históricos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas