Meteorologia

  • 18 AGOSTO 2019
Tempo
21º
MIN 20º MÁX 21º

Edição

Pepsi ou Coca-Cola? Parece que existe uma nova vencedora

A preferência da maior parte dos consumidores pode ir para a lendária marca que criou a figura atual do Pai Natal, mas no que toca aos mercados... os tempos estão a mudar.

Pepsi ou Coca-Cola? Parece que existe uma nova vencedora

É uma das perguntas mais feitas em todo o mundo e define a identidade de quem responde: Pepsi ou Coca-Cola? A maior parte dos apreciadores em todo o mundo parece preferir a Coca-Cola, mas a transformação de ambas as marcas em colossos do mercado alimentar e das bebidas tem vindo a mudar a interpretação dos analistas financeiros. 

Historicamente, a Coca-Cola é a líder incontestada: Mais presente nos mercados mundiais e mais conhecida fora dos Estados Unidos, a marca vermelha apenas foi menos valiosa do que a Pepsi em bolsa durante um curto período em meados dos anos 2000. 

A PepsiCo tem ficado quase sempre na sombra da rival, mas os últimos dois anos inverteram a tendência. Ambas as marcas têm sofrido as consequências de uma nova vaga de preocupação com a saúde, que tem deixado os refrigerantes esquecidos, revela a CNN. 

Para contrariar a quebra do principal mercado, PepsiCo e Coca-Cola Company têm apostado no setor das águas, bebidas energéticos e até da comida através de marcas como a Gatorade, Powerade, Minute Maid e Lays. É exatamente neste ponto que a Pepsi tem vindo a ganhar vantagem. 

Enquanto a Coca-Cola continua refém dos produtos líquidos, as batatas fritas Lays, Doritos e Cheetos têm permitido a recuperação da PepsiCo. Os norte-americanos parecem ser incapazes de largar os viciantes snacks salgados e a divisão de batatas já representa 40% dos lucros operacionais da PepsiCo. 

As ações da Pepsi estão a subir 10% desde o início deste ano com ajuda dos bons resultados financeiros, enquanto a Coca-Cola Company perde 2% desde o final de 2015. A valorização total em bolsa das duas empresas está assim a aproximar-se e os analistas já colocam a hipótese da Pepsi continuar a aumentar os atuais 137,8 mil milhões de euros de capitalização bolsista e ultrapassar os atuais 160 mil milhões de euros da Coca-Cola. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório