Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Desemprego caiu em julho, mas voltou a subir em agosto

Os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística dão conta de um recuo na percentagem de desempregados no início do segundo semestre, mas o mês de agosto deu sinais preocupantes.

Desemprego caiu em julho, mas voltou a subir em agosto
Notícias ao Minuto

11:17 - 29/09/16 por Bruno Mourão

Economia INE

Afinal, o desemprego caiu em julho. A estimativa definitiva do INE mostra uma revisão em baixa dos números inicialmente divulgados: "A estimativa definitiva da taxa de desemprego de julho de 2016 situou-se em 10,9%, o que corresponde a uma diminuição de 0,2 pontos percentuais face ao mês anterior e de 0,7 pontos percentuais face a três meses antes, prosseguindo-se a trajetória descendente que se verifica desde fevereiro de 2016".

O valor significa uma revisão em baixa da estimativa inicial, que apontava para uma taxa de desemprego de 11,1% em julho.

No boletim estatístico divulgado hoje foi também revelada a estimativa provisória de agosto, com resultados pouco animadores. O primeiro cálculo indica uma taxa de 11%, que a confirmar-se significaria o aumento do desemprego num dos meses normalmente mais favoráveis à contratação sazonal.

É preciso dizer, ainda assim, que os dados do INE são corrigidos de sazonalidade e as estimativas provisórias não são necessariamente iguais aos números definitivos divulgados mais tarde.

O número total de portugueses desempregados terá caído 1% em julho face a junho, com menos 5.500 pessoas a surgirem nos registos. No total, existem 559.800 pessoas em idade ativa registadas como desempregadas.

A população empregada cresceu 0,5% para um total de 4,568 milhões de portugueses, mais 22.500 pessoas do que em junho.

[Notícia atualizada às 11h30]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório