Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Mudar impostos de "seis em seis meses" tira confiança aos investidores

A presidente do Conselho de Finanças Públicas (CFP), Teodora Cardoso, criticou hoje que o Governo altere impostos de "seis em seis meses", considerando que essa postura tira a confiança aos investidores, e pediu estabilidade fiscal.

Mudar impostos de "seis em seis meses" tira confiança aos investidores
Notícias ao Minuto

13:21 - 15/09/16 por Lusa

Economia Teodora Cardoso

"Há uma coisa muito importante: a estabilidade fiscal. Enquanto andarmos a mexer em impostos de seis em seis meses, ou até menos, não criamos as condições necessários à confiança nem dos consumidores, nem dos investidores", afirmou Teodora Cardoso.

A presidente do CFP respondia a questões colocadas aos jornalistas sobre as alterações fiscais previstas para o próximo ano - que prevê, para já, a criação de um imposto sobre património imobiliário -, na apresentação da atualização do relatório 'Finanças Públicas: Situação e Condicionantes 2016-2020' divulgada hoje.

No relatório, o CFP projeta um crescimento económico de 1% para este ano e de 1,3% no próximo, considerando apenas as medidas de política económica e orçamental já adotadas e as medidas legisladas até 2020.

"Há duas coisas que são essenciais ao crescimento: a confiança na capacidade de financiamento da economia e a estabilidade da política fiscal. Quem investe tem de saber que vai funcionar numa economia que continua a financiar-se -- que pode financiar o investimento e a procura desses bens e tem de pensar que enfrenta uma política fiscal que é estável e previsível", afirmou Teodora Cardoso.

Para a economista, os investidores "não podem basear-se numa política fiscal que está permanentemente a mudar com sabor da conjuntura e de restrições que surgem porque não foram verdadeiramente previstas de início".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório