Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Do outro lado do mundo, há um país onde não se vê uma crise há 25 anos

Em Portugal as crises são regra, mas no lado oposto do planeta, não se sabe o que é uma recessão há mais de duas décadas.

Do outro lado do mundo, há um país onde não se vê uma crise há 25 anos
Notícias ao Minuto

09:23 - 07/09/16 por Bruno Mourão

Economia PIB

Há 25 anos, estrelas dos dias de hoje como Justin Bieber e Miley Cyrus ainda não tinham nascido, o 'Senhor dos Anéis' estava longe de fazer da Oceânia a sua lendária casa e a União Soviética estava à beira da rutura, mas ainda oficialmente unida. Foi exatamente nessa altura que a Austrália viveu a última recessão, uma realidade que passou a ser totalmente desconhecida a partir daí. 

Desde o segundo semestre de 1991 que o 'país dos cangurus' não vive dois trimestre consecutivos de queda na produção, o melhor ciclo económico de todo o mundo desenvolvido segundo os dados do Fundo Monetário Internacional. 

O sucesso económico australiano baseou-se quase totalmente na riqueza do seu solo, que permitiu a venda de milhares de toneladas de metais e recursos preciosos aos vizinhos asiáticos; a inesgotável vontade chinesa de encontrar recursos facilmente disponíveis para alimentar a indústria sustentou as exportações australianas e criou uma relação simbiótica com efeitos muito positivos para ambas as economias. 

No entanto, avisa a CNN, a economia australiana vai precisar de encontrar alternativas devido à queda súbita dos preços das matérias-primas nos mercados internacionais e devido ao abrandamento económico chinês. 

Em resposta ao novo paradigma, o banco central da Austrália desceu as taxas de juro para tornar o dólar australiano menos valioso e as exportações mais competitivas e o governo aumentou o investimento público, proporcionando um crescimento interessante da economia no segundo trimestre de 2016.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório