Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Norteshopping só será ampliado caso se minimize o aumento de trânsito

A ampliação do centro comercial Norteshopping, em Matosinhos, foi autorizada com a condição de serem implementadas diversas medidas que minimizem, entre outros, o aumento de tráfego ali previsto.

Norteshopping só será ampliado caso se minimize o aumento de trânsito
Notícias ao Minuto

09:28 - 09/07/16 por Lusa

Economia CCDR-N

"Favorável Condicionada" é a decisão da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) enquanto autoridade de Avaliação do Impacto Ambiental (AIA) da obra e da qual dependia a autorização do projeto.

A declaração de impacto ambiental, datada de 20 de junho e a que hoje a Lusa teve acesso, impõe como condicionantes que seja apresentado, até 45 dias antes do arranque dos trabalhos, "um plano conjunto de intervenções nas redes viárias" que "minimizem adequadamente os impactes relacionados com os níveis de tráfego gerado previstos, nomeadamente em termos de grau de saturação e nível de serviço".

O plano deve ainda conter medidas que "contribuam para a melhoria das condições de circulação e a garantia de um bom funcionamento da rede viária".

A autoridade de AIA quer ainda que seja desenvolvido, num prazo de 12 meses, de um plano de mobilidade "o qual deverá estabelecer um conjunto de medidas que apoiem e facilitem a transferência modal dos clientes e colaboradores para modos de transporte energética e ambientalmente mais eficientes e mais sustentáveis".

Como medidas de compensação, numa fase prévia à obra, pede a autoridade que seja feito um "acompanhamento arqueológico dos trabalhos de remoção dos pavimentos existentes e limpeza do terreno", particularmente onde sejam "expectáveis os maiores impactes a nível do subsolo, bem como nos locais onde sejam mais previsíveis a presença de vestígios arqueológicos".

Na justificação do parecer favorável, a CCDR-N considera que os impactes na paisagem "serão de magnitude reduzida", tal como ao nível geológico.

Já no que concerne à qualidade do ar, diz a autoridade estar assegurada, na fase de exploração uma avaliação "que vai permitir aferir a real contribuição do aumento do tráfego automóvel que este projeto acarreta neste fator ambiental".

Quanto ao ruído, considera a CCDR-N que com "a ampliação do centro comercial não se perspetiva que altere significativamente o ambiente acústico do local" e que "se as barreiras acústicas previstas instalar nas vias a sul" não forem suficientes, "deverão ser equacionadas soluções adicionais".

No que respeita ao tráfego e mobilidade, refere que "a rede rodoviária de maior proximidade ao projeto serve múltiplos equipamentos e serviços", apresentando já "alguma fragilidade porquanto se verificam situações frequentes de fluxo instável e elevadas taxas de saturação".

Tendo isso em consideração, os promotores da obra avançaram "com um conjunto de intervenções orientadas para a melhoria de condições de tráfego e da mobilidade", que permitiram a sua aprovação.

O impacto no tráfego e acessibilidades na área envolvente ao projeto de ampliação foi mesmo uma das grandes preocupações vertidas nas participações apresentadas em fase de consulta pública do projeto, uma das quais um abaixo-assinado de 37 cidadãos.

A ampliação para sul do atual edifício traduz-se num aumento de 16.990 metros quadrados de área bruta acima do solo e destina-se a comércio, serviços, restauração e atividades complementares próprias de um centro comercial.

Considerando o impacto urbanístico da proposta, está previsto um novo esquema de circulação automóvel na zona, que inclui uma nova ligação à autoestrada A28.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório